FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

A edição do dia 27 de julho do Encontro com a Cultura Japonesa terá uma oficina de takô, também conhecidas como pipas ou papagaios, com o professor Ken Yamazato. Com o apoio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, os encontros virtuais ocorrem toda segunda-feira, a partir das 15h, por meio da ferramenta Google Meet. Para participar, é necessário ter uma conta Gmail e enviar o endereço para o telefone (48) 99608-9500.

Ken Yamazato é Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho e, ao aposentar-se, criou a empresa Ken Yamazato Engenharia de Papagaios Pipamodelismo, com a qual percorre o Brasil ensinando matemática e história da ciência a partir desta tradicional arte de confeccionar papagaios. No Japão, a arte de construir e empinar papagaios, ou takô, é uma tradição milenar e possui diversos significados.

O professor está na edição brasileira do Guinness Book 1998 como o recordista na categoria Maior Trem de Pipas. O título foi conquistado em 1997, no Guarujá (SP), onde Ken colocou no ar 242 pipas de uma só vez. No ano seguinte, ele bateu seu último recorde quando colocou 3.344 papagaios em uma única linha. Em 2003, o engenheiro empinou uma pipa de 481m² de área, chegando ao 3º lugar no ranking mundial de maior pipa empinada em área projetada. Em julho de 2008, esteve em Florianópolis para colocar no ar a pipa de 1225,25m² (a 40m de altura durante 20 minutos).