FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A vinda de Dom Pedro II à Província de Santa Catarina, entre 12 de outubro e 9 de novembro de 1845, será tema da roda de conversa ocorre no dia 3 de dezembro, às 18h30, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Com mediação do bibliotecário Alzemi Machado, o bate-papo terá como convidados os escritores José Carlos Petri e Cesar do Canto Machado, com entrada gratuita.

A temática se constitui em um fato pouco debatido, mesmo que suas implicações sejam consideradas importantes. A visita ao sul do Brasil teria sido motivada pelo fim da Guerra dos Farrapos, e a passagem de Dom Pedro II por Desterro e região teve como objetivo a inauguração do Hospital de Caldas da Imperatriz, articulada pelo Senador José da Silva Mafra.

Os preparativos, o desembarque do casal imperial, as visitas realizadas a diversas localidades e freguesias, em especial a Caldas da Imperatriz, os contatos com a população, as doações, tudo foi registrado no jornal o Relator Catharinense, produzido especialmente para registrar a visita, e disponível no acervo da Hemeroteca Digital Catarinense da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

A visita, que teve a duração de 27 dias, provocou impacto na ainda pequena cidade de Desterro, com a unificação das elites para organizar a recepção ao Imperador, as melhorias na urbanização e embelezamento de inúmeras vias públicas em várias localidades, a reforma do trapiche da alfândega e do porto de São José, a concessão de títulos e honrarias, a inauguração do Hospital de Caldas da Imperatriz e a ajuda financeira para a reconstrução do Hospital de Caridade. Tudo isso indica a relevância da presença do casal imperial na capital da Província catarinense.

Além da conversa haverá uma mostra de objetos relacionados ao Império, organizada pelo pesquisador e historiador Roberto Michetti Moreira, no hall de entrada do auditório. Na mostra Memórias do Império, o público poderá ver moedas, cédulas, documentos históricos, livros, selos, entre outras peças do período imperial.

Serviço:

O quê: Roda de conversa A visita de Dom Pedro II a Santa Catarina em 1845
Quando: 3 de dezembro de 2019, às 18h30
Onde: Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita