FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Com uma apresentação do Coral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), começaram nesta segunda-feira (27) as atividades comemorativas do aniversário de 165 anos da instituição cultural mais antiga do estado. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), reunindo estudantes, pesquisadores, escritores, além de autoridades e imprensa.

A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão que administra o espaço, Ana Lúcia Coutinho relembrou momentos de sua infância, quando era estudante e frequentava a BPSC. "Meu pai me trazia para o Centro muito cedo, muito antes da aula, então eu aproveitava aquele tempo para ficar lendo na Biblioteca", contou emocionada.

Após a cerimônia de abertura, os visitantes foram convidados a conhecer a exposição Linha do Tempo da BPSC: 165 anos que mostra, por meio de painéis expostos no hall de entrada, a trajetória de mais de um século e meio da instituição.

27052019 bpsc mhm 2001Ainda na tarde dessa segunda-feira, foi lançado o livro O Correio do Povo 100 anos: recorte da nossa história, dos escritores Carlos Henrique Schroeder, Nelson Pereira e João Chiodini, de Jaraguá do Sul. O livro faz uma viagem no tempo em comemoração pelos 100 anos do jornal mais antigo de Santa Catarina ainda em circulação. O lançamento teve a participação do jornalista Carlos Damião, que contou histórias sobre a imprensa catarinense e, em especial, sobre O Correio do Povo. "Minha primeira reportagem jornalística foi feita através de pesquisas no acervo da Biblioteca Pública. Por isso, é tão importante a permanência e a manutenção de espaços culturais como este", afirmou.

Por fim, foi realizado show de lançamento do livro-áudio Nilêra: caravana do passado, com o escritor e músico Nilinho Adriano. O lançamento contou com a presença de estudantes da Escola Prof. Henrique Stodieck, que aprenderam um pouco sobre a identidade cultural de Santa Catarina e, em especial, costumes açorianos.

A programação em comemoração pelos 165 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina, que serão completados na próxima sexta-feira (31), continua ao longo da semana, com atividades culturais, palestras, rodas de conversa, declamação de poesia e teatro, entre outras atrações. 

:: Confira a programação completa.