O Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, recebe em suas dependências a mostra fotográfica Bacia dos Bichos, evento integrante do 4º Festival de Fotografia Floripa na Foto que ocorre de 24 a 28 de novembro no Museu da Escola Catarinense. Bacia dos Bichos é uma exposição composta por 16 imagens realizadas pelos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi, em uma incursão realizada ao longo do ano de 2015 na Bacia do Rio Paraná.

Comprometidos com a fauna e a flora da região, o recorte fotográfico privilegiou imagens da Bacia do Rio Paraná intencionando com isso realizar uma possível documentação fotográfica dos bichos que nela habitam. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, incentivado pelas empresas Gazin e Ciapetro, ambas do norte do Paraná. A organização é da Duo Arte e Produção.

O projeto, de caráter educativo e ambiental, circulará pelas cidades de Umuarama, Curitiba e Florianópolis reunindo três ações que se entrelaçam através do olhar e do depoimento dos fotógrafos: uma exposição itinerante, dez palestras em escolas públicas e o lançamento de um livro.

Sobre os fotógrafos:

Luiz Gonzaga dos Santos Filho, 57 anos, formado em Direito pela UEM – Maringá, iniciou na fotografia em 1973, e desde então vem acompanhando as transformações tecnológicas da área. A partir de 2008, junto com Vercezi, passou a fazer incursões fotográficas em rios e matas, onde descobriu sua vocação, a fotografia de natureza. Hoje, com equipamentos sofisticados e investimentos pessoais dedica-se a fotografar a natureza, sonhando em preservar o que vê e documenta para que as futuras gerações possam ao menos ter uma ideia de como era a nossa natureza antes que o “progresso” passasse por aqui. Para ele a Fotografia pode contribuir para preservar o pouco de natureza que nos resta.

Sérgio Vercezi cresceu com a presença de cinemas da família em duas cidade do interior do Paraná, desenvolvendo o encantamento pelas imagens. Depois de brincar com fotogramas diapositivos e cartazes impressos dos filmes clássicos dos anos 60 (El Cid, Bem Hur, Os 10 Mandamentos etc.), aproveitou os primeiros “cruzeiros novos” para comprar uma Câmara Kodak Instamatic e realizar as primeiras fotos e o sonho de possuir seus próprios registros. desde o final dos anos 60 vem pesquisando a fotografia na prática e na teoria. Com exigência de conhecimentos profissionais, foi obrigado a estudar fotografia e tornou-se autodidata no assunto consumindo praticamente tudo que é publicado no Brasil. A Natureza foi sempre a grande paixão com as primeiras fotos do Pantanal Matogrossense publicadas há quase 30 anos. São milhares de horas dedicadas ao estudo e captura de imagens das mais diversas espécies de flora e fauna, pretendendo contribuir para a preservação.

O quê: Exposição Bacia dos Bichos - de Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi
Quando: de 26 de novembro a 6 de dezembro de 2015.
Onde: Sala 1 do Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Informações:

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC