Florianópolis irá sediar, de 15 de maio a 12 de julho, a Bienal Brasileira de Design, que neste ano tem como tema “Design para todos”. As atividades - seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - vão acontecer em diversos espaços da cidade com o objetivo de mostrar projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal.

No Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, estará aberta de 17 de maio a 12 de julho a exposição  Design holandês no palácio do povo, que vai compartilhar a experiência holandesa no design voltado para o uso diário. Expostas no Palácio Cruz e Sousa, antiga residência dos governadores do estado de Santa Catarina, 40 criações assinadas por designers consagrados e estreantes irão buscar o contraponto entre a casa tradicional, representada pela exposição permanente (que mostra como viviam os governadores) e a nova casa, epicentro de muitas mudanças que acompanham o novo modo de vida e de uso das residências, uma tendência mundial.

"A ideia é que a mostra funcione como um espelho que “traduza” a casa para o presente", explica Jorn Konijn, curador da mostra. "A ideia central é o uso da casa no dia a dia, e as transformações desse uso em tempos recentes.  As novas tecnologias – mas também a crise econômica – mudaram drasticamente a função da sala de estar", exemplifica. "Hoje em dia, uma casa pode se transformar facilmente em hotel (veja o “airbnb”) ou em escritório (para quem trabalha em casa).  Além disso, a planta das residências também vem mudando muito depressa. A tevê, por exemplo, não é mais a peça central da sala de estar; na verdade, não parece haver mais um foco central para esse cômodo. A separação histórica rigorosa entre sala, cozinha e quarto também parece estar desaparecendo", constata.

Segundo Konijn, o “Design holandês no Palácio do Povo” irá tratar justamente dessas questões e dessas mudanças. "Como os designers lidam com essas situações mutantes? Elas alteram o design desses profissionais? E os profissionais, oferecem novas ferramentas de suporte às mudanças? Até que ponto esse novo contexto mudou o trabalho deles?", questiona o curador, e acrescenta que, no atual contexto europeu, esse tema é extremamente relevante. "Há numerosos exemplos históricos de arquitetos, como Gerrit Rietveld ou Alison e Peter Smithson, que realizaram experimentos bastante aprofundados relativos à sala de estar em transformação.  Experimentos  assim vão acontecer também na mostra de design holandês da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015", antecipa.

O quê: Exposição Design holandês no palácio do povo - Bienal Brasileira de Design
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis (SC)
De 17 de maio a 12 de julho de 2015
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h;
Curador: Jorn Konijn

Fonte: Organização do evento