FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço do governo do Estado de Santa Catarina administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), participa da programação da 5ª Primavera dos Museus sediando duas oficinas e uma palestra. O tema do evento neste ano, realizado em todo o Brasil, é Mulheres, Museus e Memórias, abrindo espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

A 5ª Primavera dos Museus ocorrerá entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, neste ano, a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do país.

Oficina: As especificidades do olhar-um outro olhar: pensar o autorretrato, através de ensaio fotográfico nos jardins do museu, dialogando com a história e a memória, sob a ótica feminina
Quando: 20/09/2011, das 14h às 17h
Ministrantes: Rita Eger e Sandra Souza
Objetivo: Através da fotografia, promover uma ação cultural, onde o olhar feminino de forma ativa e afetiva, trabalhando a questão do retrato, irá interagir com os espaços do Museu integrando o Patrimônio Histórico, a memória e a contemporaneidade.
Local: Jardins e Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina
Vagas: 10
Observação: Trazer câmera fotografica digital
Inscrição:  Enviar nome completo, telefone e endereço de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Colocar no assunto o nome da oficina (As especificidades do olhar-um outro olhar)


Oficina: Impressões de Primavera: ações afetivas na expressão do feminino
Quando: 22/09/2011, das 14h às 17h
Ministrantes: Rita Eger e Sandra Souza
Objetivo: Propõem a confecção coletiva de uma placa de argila, resgatando memórias e a cultura do barro.
Local: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina
Vagas: 10
Inscrição: Enviar nome completo, telefone e endereço de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Colocar no assunto o nome da oficina (Impressões de Primavera: acões afetivas na expressão do feminino)

Palestra: Dança da Ratoeira: uma herança trovadoresca na cultura catarinense
Quando: 21/09/2011, das 19h às 21h
Palestrantes: Nereu do Vale Pereira e Sumaya Lima
O que: Por ocasião da exposição fotográfica Patrimônio Caeira, será realizada uma conversa sobre a dança da Ratoeira, uma ciranda de origem açoriana, na qual se lançam desafios em trovas. Os palestrantes comentarão sobre uma possível relação histórico-cultural com o trovadorismo lusitano e a presença dessa dança no Caeira do Saco dos Limões.
Local: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina
Aberto ao público

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC