O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina juntamente com a Fundação Catarinense de Cultura promovem alguns eventos em comemoração ao dia de Portugal “10 de junho”, dia também dedicado ao maior poeta português “Camões”.

Além das exposições “Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina” e “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” que estão montadas no Museu histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, será realizada uma mesa redonda Conversas sobre os Portugueses, no dia 14 de junho às 19 horas no auditório do museu.

Estão convidados para esta mesa o Professor Doutor João Lupi e o Arquiteto Roberto Tonera,  abordando os seguintes temas:

- Os portugueses em Santa Catarina - A fase do povoamento,colonização, ocupação, instalação e construção de um sistema defensivo para Ilha de Santa Catarina;

- O período imperial: imigração e serviços;

- As vicissitudes de Portugal e a diversidade da emigração para o Brasil;

- Imigração recente e  empresariado;

- Uma herança discreta e um perfil reservado;

- O português que não se vê mas se ouve e sente.

Sobre os Palestrantes:

João Eduardo Pinto Basto Lupi - Nasceu em Lisboa. Estudou Filosofia em Braga (Portugal) e Teologia em Barcelona (Espanha) e São Leopoldo/RS; tem Doutorado em Filosofia e pós-doutorado em Patrística (Boston). Foi professor na FEEVALE em Novo Hamburgo/RS e nas Universidades Federais de Santa Maria/RS e Universidade Federal Santa Catarina/UFSC, onde é atualmente professor voluntário. Desde 1999 é Cônsul Honorário de Portugal em Florianópolis.

Roberto Tonera -  É arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Brasil – graduação e especialização em Engenharia Civil. Desde 1989, é o arquiteto da UFSC responsável pelas obras de restauração das fortalezas históricas da Ilha de Santa Catarina - mantidas e gerenciadas pela própria Universidade. Responsável pela Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/SC (1992 a 1996). Criador e coordenador desde 1995 do Projeto Fortalezas Multimídia, é autor do cd-rom Fortalezas Multimídia, lançado em 2001.  Produtor e diretor das multimídias: cd-rom Museu Victor Meirelles (2003); cd-rom De Portugal ao Sul do Brasil (2005); cd-rom Cantigas do Povo dos Açores (2005) e cd-rom Conservação e Manutenção da Fortaleza de Anhatomirim (2006). Coordena o projeto Banco de Dados Mundial sobre Fortificações: www.fortalezas.org

Este encontro contará também com a presença da Dra, Maria da Graça Castanho, Directora da Direcção Regional das Comunidades do Governo dos Açores, órgão responsável pela diáspora açoriana e os intercâmbios com as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo. Estará apresentando as novas diretrizes da Presidência da Região Autônoma dos Açores para atuação junto às comunidades açorianas da diáspora.

Os participantes nesta mesa redonda poderão também apreciar as exposições   Fortificações da Ilha de Santa Catarina  e  Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina.

Comemorativo ao Dia de Portugal e do maior poeta português Camões

Dia: 14 de junho de 2011