FCC FacebookTwitterYoutube

A partir do mês de agosto o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) receberá uma exposição de gravuras de artistas europeus que vão desde o Renascimento até o século XIX. A mostra Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural abre no dia 8 de agosto e terá entrada gratuita.

Com uma seleção de aproximadamente 150 obras, a exposição que passou por São Paulo, Santos, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Brasílila, chega a Florianópolis e traz a evolução das técnicas de gravura e questiona o que a imagem impressa nos diz sobre o mundo. A mostra integra uma série de ações do Itaú Cultural que promovem o acesso ao Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco – atualmente com mais de 15 mil itens.

A exposição

A mostra mapeia cinco séculos da produção gráfica europeiaselecionadas entre as 451 imagens impressas que compõem este acervo. Ela apresenta, de forma didática, as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX.  

Entre os destaques de Imagens Impressas estão 17 peças do artista e caricaturista francês Honoré-Victorin Daumier. Dele, há também o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período. A imagem é exposta de forma perpendicular à parede em uma moldura de acrílico, de modo a estar visível igualmente a parte de trás da folha do jornal, com notícias e anúncios.

Chama a atenção, ainda, uma série de trabalhos de artistas mais conhecidos como pintores, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn. A gravura mais antiga em exibição na mostra é Cristo Carregando Cruz, feita em 1475 por Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. Vale ressaltar, por sua vez, as ilustrações realizadas por Gustave Doré, no século XIX, para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

 

 

Agende-se:

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

Abertura: 08 de agosto de 2018

Visitação de 09/08 a 07/10.

Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

Entrada gratuita.

 

Ascom FCC