FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) oferece, gratuitamente por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a segunda edição da atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário até as 23h55 de 31 de maio de 2020. Os selecionados serão avisados por e-mail para agendamento de entrevista. Os inscritos vão receber o resultado final até 2 de junho.

São disponibilizadas 10 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador cpm microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org), mensagens Whatsapp (www.whatsapp.com), web conferencia Zoom (www.zoom.us) e Jitsi (www.jitsi.org). O uso das três plataformas gratuitas é requisito obrigatório.

A atividade ministrada pelo fotógrafo Sergio Sakakibara é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham, ao menos, um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.

Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.

A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para o dia 4 de junho, às 9h. Serão, em média, duas aulas ao vivo mensais. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos. 

A duração do curso é de seis meses, entre 4 de junho e 27 de novembro de 2020, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.