Santa Catarina marcou com relevantes resultados a sua presença no 8º Rio Content Market, que aconteceu entre 3 e 8 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. Considerado o mais importante evento do setor audiovisual da América Latina, o encontro reuniu mais de 30 mil profissionais, entre executivos de mídias digitais, broadcasting e móbile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores e compradores de conteúdo de mais de 36 países. A participação catarinense foi relevante, com 13 empresas produtoras e um estande apoiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a da Santur.

A FCC foi representada na comitiva catarinense pela administradora do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) Ana Lígia Becker. O estande do Estado mobilizou o grupo em diversas reuniões com players nacionais e internacionais e que resultaram em negócios par. Empresas na área de games, animação, live-action (filmes, documentários etc), áudio tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente apresentando projetos e materiais finalizados buscando janelas de exibição no mais diversos mercados. Especialmente neste ano, o evento passou a se chamar também Rio2C - Rio Creative Conference, aglutinando música e inovação, abrindo nos dois últimos dias para o público final com diversas experiências.

Confira abaixo um resumo da participação das empresas catarinenses no Rio2C:

52 Animation Studio: Como parte do time de animação do Estado, o 52 Animation Studio foi selecionado para apresentar a série de animação infantil Bustus e Ranhossés, no pitching público oficial do evento, na categoria kids. Além disso, também apresentou pitchings para players nacionais e internacionais e também negociou a co-produção de duas séries de animação e ofereceu seus serviços de produção de arte para outras empresas.

No ano passado, no evento Rio Content Market, Animaking vendeu a série PopCorn para Disney LaTam, e neste ano anunciou a co-produção com um dos maiores estúdios de animação da Índia, Cosmos-Maya, para os 52 episódios da série. Neste ano, Animaking apresentou duas novas séries para diversos buyers, que entraram em negociação para aquisição dos conteúdos. Além disso, tanto Chapeuzinho de todas as cores como Passado da Hora estão em negociação para viabilizar e contratar a segunda temporada.

Este ano a Belli Studio lançou a série Boris e Rufus na DisneyXD no Brasil e América Latina e, durante o Rio Content, fechou um especial de Natal para ser produzido ainda em 2018. Três novos projetos em animação encontraram TVs, distribuidores e caminhos de financiamento para sair do papel em um futuro próximo.

A Café Preto Filmes esteve pela primeira vez no evento e apresentou um projeto de documentário para a Netflix Doc e um longa-metragem ficção para a distribuidora Pandora Filmes, além de ter um contato maior com o mercado e trazer conhecimento e contatos para a produtora que completa 2 anos em 2018.

O Cafundó Estudio Criativo movimentou a negociação de sua primeira série própria em animação "Os Carabão". Além de ser selecionado para o Pitch publico de Ficção com a série de animação Uns Brasileiros, do autor Mario Prata. Também esteve em reuniões com canais diversos para licenciar e co-produzir a série.

Cool Tunes, empresa especializada em pós-produção de áudio em 5.1 para cinema, tv e internet, apresentou técnicas de colaboração remota como Source-Live Pro e Source-Connect, e a opção de financiar serviços de áudio em até 5 anos com o cartão BNDES.

Novelo Filmes: avançamos com nosso projeto Elab Audiovisual, laboratório de desenvolvimento de projetos de mulheres, e com uma série documental para TV Furb.

A Ocean Films apresentou sua carteira de projetos que incluem longas e séries de TV de ficção e documentário, para vários players tais como Netflix, FOX, AMC, SONY, Amazon, Universal, One Entertainment, entre outros. Fechou uma coprodução com a produtora Arrow Media da Inglaterra para a produção de um documentário longa metragem com previsão de filmagens em 2 países europeus, um latino-americano, Estados Unidos e Brasil. Também, em fase adiantada de negociação, um documentário com a produtora Canadense Yap, sobre vida animal que será filmado no Brasil e em vários países do mundo.

Schurmann Fimes apresentou séries de ficção para Amazon, Comedy Central e FOX assim como projetos de documentários para Discovery Channel, Globo-News, Canal Brasil e para a comitiva da República da China presente no evento. Fechou contrato do especial de uma hora, Conexão Schurmann para o National Geographic Channel, que será filmado ainda no primeiro semestre. Alinhou a venda para TV do filme documentário Em Busca do U-513, que relata a saga de Vilfredo Schurmann para encontrar o submarino alemão naufragado na costa de Santa Catarina.

Em 2016, Schurmann Filmes e Ocean Films co-produziram o filme Pequeno Segredo, selecionado para representar o Brasil na indicação ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro em 2017 e que movimentou o cenário catarinense de produção.

A Tac Filmes esteve presente no pitching oficial do Rio2C na categoria ficção, escolhido entre os dez do Brasil a partir de mais de 350 projetos inscritos, com a série dramática Austero, vencedora da linha de desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual. Apresentou o projeto para players como Globo, Record, Fox, Sony e grandes produtores, como Bossa Nova Films, Coiote e o diretor Jeferson De. Além disso, teve rodadas de negócios e reuniões presenciais com canais como Mais Globosat, Canal Brasil, Futura e TV Furb, apresentando mais quatro projetos de séries.