A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), promoverá oficinas de animação para professores e estudantes das cidades de Campos Novos e Abdon Batista nos dias 13 e 14 de abril, em parceria com o Circuito de Cinema Infantil, lançado nesta quinta-feira (9) durante o Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Urussanga. Intitulada AnimaMIS, a oficina de introdução à animação por meio de brinquedos óticos completa dois anos de itinerância por diversas cidades de Santa Catarina, com 34 oficinas realizadas e mais de 700 participantes no total.

Na oficina são abordados, de forma introdutória, os princípios óticos, a história e algumas técnicas de animação por meio de exercícios práticos de desenho conjugados à construção de diversos brinquedos óticos como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Fenaquistoscópio e o Zootrópio, considerados os primeiros dispositivos inventados para criar e visualizar imagens animadas. A ideia da parceria com o Circuito de Cinema Infantil surgiu durante a realização da oficina na 13ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em 2014.

Sobre o Circuito Estadual de Cinema Infantil*

O lançamento do circuito ocorre durante a abertura do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que reúne mais de 150 profissionais de cultura e educação no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga. O objetivo é expandir o alcance da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, democratizando o acervo de curtas-metragens brasileiros que são exibidos durante o evento na Capital por meio de sessões de filmes nas cidades do interior do estado, além da distribuição de kits para gestores e instituições culturais realizarem mostras de cinema para crianças em seus municípios.

Cada gestor receberá uma sacola ecológica, dois DVDs, camisetas e cartazes. São 19 curtas destinados a crianças e com um total de três horas de duração. Um dos dvds tem audiodescrição e libras para atender o público com deficiência auditiva e visual. O circuito tem o patrocínio da Campos Novos Energia SA (Enercan) e do BRDE.

Em 2014 o Circuito Estadual de Cinema Infantil chegou a 167 municípios e com um público superior a 100 mil crianças. Os filmes selecionados são provenientes de todo Brasil e estão licenciados para exibição em sessões gratuitas.

Gestores de cultura interessados em realizar a Mostra em suas cidades podem solicitar o kit pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Parte dos filmes também está disponível para download gratuito em www.filmesquevoam.com.br. A 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 5 e 14 de junho no Teatro Pedro Ivo.

* Com informações da assessoria do evento

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC