A sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões todas as semanas, de quinta-feira a domingo. A entrada é gratuita e a programação apresenta os filmes do festival de cinema socioambienta Planeta.DOC e uma sessão da V Mostra de Cinema Aktoro.

Confira a programação de dezembro:

De 5 a 8 de dezembro de 2019 (quinta-feira a domingo), às 20h:

Planeta.DOC

Em sua sexta edição, o festival internacional de cinema socioambiental Planeta.DOC tem como temática Educação, Sustentabilidade e Audiovisual. O festival visa difundir temáticas relacionadas à preservação da vida, aos desafios da sustentabilidade e às soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural.

Dia 5 de dezembro:

sustentavelSustentável

Direção: Matt Wechsler
País: Estados Unidos
Duração: 92 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Uma investigação sobre a instabilidade econômica e ambiental de nosso sistema alimentar, das questões agrícolas que enfrentamos às pessoas que esta~o determinadas a resolver o problema.

Dia 6 de dezembro:

OS LIBERTADORESLes Liberterres (c)
Direção: Paul-Jean Vranken e Jean-Christophe Lamy
País: Bélgica
Duração: 82 minutos
Sinopse: O documentário narra a história de quatro agricultores e sua decisão de renunciar aos métodos convencionais de agricultura.

Dia 7 de dezembro:

o amigo do reiO Amigo do Rei
Direção: André D'Elia
Gênero: Documentário/Ficção
Ano: 2019
Duração: 142 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana - MG.

Dia 8 de dezembro:

aleppo the silence of the warAleppo: The Silence of the War
Direção: Amir Osanlou
País: Israel/Síria
Ano: 2018
Duração: 30 minutos
Sinopse: Aleppo: The silence of the War, é um filme que descreve o silêncio frágil após a guerra. O silêncio dos anos de guerra. Um silêncio que não significa paz, nem o significado da guerra!

SAMUEL ENTRE AS NUVENSSamuel entre as Nuvens
Direção: Pieter Van Eecke
País: Bélgica, Países Baixos
Ano: 2017
Duração: 70 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Na Bolívia, as geleiras estão derretendo. Samuel, um senhor operador de teleférico, olha através da janela, no topo do mundo. Por gerações sua família viveu e trabalhou nas montanhas nevadas, mas agora a neve falha em retornar. Enquanto cientistas discutem e medem as mudanças climáticas, Samuel e seu povo honram e oram aos antigos espíritos da montanha. Nuvens continuam a passar.

De 12 a 15 de dezembro de 2019 (quinta-feira a domingo), às 20h:

Dia 12 de dezembro:

A Batalha InukA BATALHA INUK
Direção: Alethea Arnaquq-Baril
País: Canadá
Duração: 85 minutos
Sinopse: Em seu premiado documentário, a diretora Alethea Arnaquq- Baril se junta a uma nova geração tecnológica de Inuítes enquanto eles lutam para desafiar a percepção estabelecida da caça às focas.

Dia 13 de dezembro:

EVENTO DE PREMIAÇÃO

aiton krenak o sonho da pedraAilton Krenak: O Sonho da Pedra

Direção: Marco Altberg
Ano: 2019
Duração: 52 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Dia 14 de dezembro:

taego awaTaego Ãwa
Direção: Marcela Borela e Henrique Borela
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973. Hoje, os Ãwa lutam pela demarcação e restituição de suas terras.

Dia 15 de dezembro:

até ao fim da terraAté o fim da terra
Direção: David Lavallee
País: Canadá
Duração: 81 minutos
Sinopse: Emma Thompson narra este documentário ambiental sobre o aumento da energia extrema, o fim do crescimento econômico e as pessoas no meio de tudo isso.

Dia 19 de dezembro de 2019 (quinta-feira), às 20h:

V Mostra AktoroV Mostra de Cinema Aktoro
Mostra anual de filmes estudantis da Aktoro Escola de Formação de Atores. No 19, acontece a premiação e a exibição do longa Um Ano Sem Morada, dirigido pelo cineasta Luca João, com o ingresso é solidário, mediante a doação de um brinquedo em bom estado para doação às crianças carentes.

De 20 a 22 de dezembro de 2019 (quinta-feira a domingo), às 20h:

Dia 20 de dezembro:

stinkStink!
Direção: Jon J. Whelan
País: EUA
Duração: 91 minutos
Sinopse: O documentário relata a história de um pai que tenta descobrir as causas do mau cheiro dos pijamas que comprou para suas filhas gêmeas e acaba se defrontando com o lobby das indústrias químicas.

Dia 21 de dezembro:

Desejo de Carnedesejo de carne

Direção: Marijn Frank
País: Países Baixos
Duração: 74 minutos
Sinopse: O dilema entre o amor pela carne e os argumentos racionais contra os produtos dessa indústria.

Dia 22 de dezembro:

FRÁGIL EQUILÍBRIOFrágil Equilíbrio
Direção: Guillermo García López
País: Espanha
Duração: 83 minutos
Sinopse: Um executivo japonês em Tóquio. Uma comunidade subsaariana. Uma família em Madri. Três histórias de contradições que se desenrolam em diferentes lugares do planeta, em diferentes esferas socioculturais.

De 26 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020 - NÃO HAVERÁ SESSÕES NESTE PERÍODO