FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas até 14 de dezembro as inscrições para interessados em participar do Ateliê de Escrita, que terá suas atividades desenvolvidas Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC). A proposta do Ateliê de Escrita é oferecer um espaço livre em que o participante trabalhe com a escrita — com o escrever — e seja trabalhado por ela. As atividades serão desenvolvidas e mediadas desde a ética da Psicanálise em uma relação com a Literatura e a Arte.

As inscrições devem ser feitas por meio desse link, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pelo telefone 48 3664-2683.

As atividades iniciarão no dia 06 de fevereiro de 2019 e os encontros acontecerão sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, das 16h às 18h. Os encontros terão a presença de poetas, professores de Literatura, escritores e artistas, que falarão de sua experiência com a escrita.

Serão oferecidas 15 vagas e a contribuição dos interessados será a doação de livros, novos ou usados (um livro por mês), que serão doados para bibliotecas de escolas públicas.

 

METODOLOGIA
- Através de uma orientação desencadeadora, escrever livremente (o trabalho desencadeador de escrita acontecerá com conversas, experiências de escrita contadas por outros, leituras de fragmentos literários, poesias, etc.);
- Leitura e conversas dos escritos do/no grupo;
- Construção de novos escritos (a partir dos efeitos de leitura e das intervenções, bem como da escuta de outros textos do grupo, re-construir a própria escrita);
- Encontros com pessoas convidadas: poetas, escritores e professores de Literatura (esses participarão para trazerem elementos poéticos/artísticos que auxiliem no desencadeamento da escrita);
- Mostras e publicações (essas escritas poderão ser organizadas em forma de mostra/exposição/publicação, servindo como mais um elemento testemunhal — tornado público —, partilhando com outros o trabalho desenvolvido no Ateliê de Escrita).

PÚBLICO
É destinado a todos os interessados (à comunidade em geral), sem necessariamente ter que escrever bem ou ter já escrito — basta somente ser alfabetizado e ter o desejo de estar com outros para escrever/ler. O número máximo dos componentes para o Ateliê é de quinze pessoas. Sendo que a seleção dos inscritos se dará por ordem de idade, do mais velho para o mais novo.

COORDENAÇÃO

Rosi Isabel Bergamaschi Chraim – Psicanalista, Doutora em Literatura pela UFSC.
Rebeca Chabar Kapitansky (êxtimo) – Psicanalista, Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UFSC.
Esni Soares da Silva – Coordenadora da Biblioteca Arte e Cultura.
Mary Elizabeth Benedet – Diretora de difusão artística da FCC.