A parceria iniciada em 2006 com as Prefeituras Municipais através da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) – a partir do projeto dessa Instituição denominado Resgate do Patrimônio Histórico –, e o apoio das SDRs localizadas naquela região implementou, em 2008, o IDENTIDADES, com oficinas e trabalho de campo.
Com muito cuidado e todo respeito aprofundamo-nos na realidade que queríamos conhecer, buscando mostrar como vive nossa gente.
Com base nessa premissa, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, desenvolveu a metodologia do IDENTIDADES para a região, promovendo encontros, onde os participantes conheceram mais sobre o tema e também foram orientados nas formas de reconhecimento e proteção de bens culturais.
O IDENTIDADES buscou, além do reconhecimento da memória material e imaterial da região, também vivenciar o modo de vida dos colonizadores e sua aculturação.
A intenção do IDENTIDADES é viabilizar que se conheça o que existe na área do saber fazer, das celebrações, da arquitetura, gastronomia, festas típicas e religiosas, enfim o que era necessário para
viver e em alguns casos ainda o é.
Para conhecer nosso Estado é preciso mais que entrevistas, é preciso conviver com cada comunidade.
Esse processo não termina aqui, porque a cultura é um constante e infinito reconhecimento de ações e tradições.

Fonte: Lucilia L Polli e Simone Harger