Em 2006 foi iniciada uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura e as Prefeituras Municipais através da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) – a partir do projeto dessa Instituição denominado Resgate do Patrimônio Histórico –, com apoio das SDRs localizadas naquela região. Em 2008, como continuação do projeto, foi implementado o IDENTIDADES, onde foram realizadas oficinas e trabalho de campo. O IDENTIDADES buscou, além do reconhecimento da memória material e imaterial da região, também vivenciar o modo de vida dos descendentes dos colonizadores.

Na região de aplicação do projeto, foram mapeados aproximadamente 500 bens culturais; destes, cerca de 300 foram inventariados até o momento e compilados na forma de cadernos.

A Fundação Catarinense de Cultura - FCC, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, desenvolveu a metodologia do IDENTIDADES promovendo encontros onde os participantes passaram a conhecer mais sobre o tema e também foram orientados nas formas de reconhecimento e proteção de bens culturais, através do preenchimento de fichas de mapeamento e inventário.
É fundamental que sejam entendidas e respeitadas as especificidades de cada uma das comunidades e o contexto em que estão inseridas para que as discussões quanto à perpetuação de sua memória sejam iniciadas considerando esses fatores.

Trabalhos de Campo
Os trabalhos de campo possibilitaram conviver com a realidade do “fazer” cotidiano, seus hábitos, tradições, festas e celebrações, conhecendo um pouco melhor os remanescentes materiais e imateriais dessa memória cultural, bem como sua apropriação por seus detentores com o passar do tempo.
Com a oportunidade de interagir com essa gente hospitaleira, foi possível verificar dentre o legado trazido pelos colonizadores o que ainda perdura.

A identidade de um povo depende em grande parte da forma como ele se relaciona com sua memória. Dessa forma, é fundamental que as comunidades locais tenham condições de avaliar o que pode ser identificado como sua herança cultural, para que possam, inclusive, garantir que ela se perpetue através das gerações.

O Estado de Santa Catarina é composto por grande diversidade étnica, onde ainda são encontrados fortes traços de sua colonização. Assim sendo, é fundamental que as especificidades de cada região sejam reconhecidas, valorizadas, perpetuadas e respeitadas, para que as tantas manifestações materiais e imateriais ainda remanescentes intrinsecamente associadas à etnia colonizadora sejam salvaguardadas.

A partir destas constatações, foi desenvolvido o IDENTIDADES, que propõe ações conjuntas entre poder público e comunidades locais para identificar, valorizar e proporcionar formas de proteção do patrimônio cultural catarinenense.

A intenção do IDENTIDADES é viabilizar o conhecimento do que existe na área do saber fazer, das celebrações, da arquitetura, festas típicas e religiosas, enfim, das diversas formas de manifestações culturais. Além de garantir que essa identificação possa acontecer em conjunto com os detentores dessas expressões, para que o que for apresentado corresponda à realidade, o projeto pretende que, uma vez orientadas e interagindo, prefeituras e comunidades tenham condições de continuar desenvolvendo políticas de salvaguarda e reconhecimento de sua herança cultural continuamente.

1

A Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é, na esfera estadual, o setor responsável pelas ações de proteção, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural catarinense.

Defender o patrimônio e a identidade de cada região de Santa Catarina é uma das prioridades do setor, que procura sempre respeitar as particularidades locais e estimular as iniciativas regionais.

Veja abaixo nossas principais notícias: