Em 2006 foi iniciada uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura e as Prefeituras Municipais através da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) – a partir do projeto dessa Instituição denominado Resgate do Patrimônio Histórico –, com apoio das SDRs localizadas naquela região. Em 2008, como continuação do projeto, foi implementado o IDENTIDADES, onde foram realizadas oficinas e trabalho de campo. O IDENTIDADES buscou, além do reconhecimento da memória material e imaterial da região, também vivenciar o modo de vida dos descendentes dos colonizadores.

Na região de aplicação do projeto, foram mapeados aproximadamente 500 bens culturais; destes, cerca de 300 foram inventariados até o momento e compilados na forma de cadernos.