FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Lançamento do livro "O Carnaval das grandes sociedades em Desterro/Florianópolis-1858-2011", de Alzemi Machado

o_carnaval_das_grandes_sociedades_livro
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
06/03/2024 18:00
Local
Jardins do Museu Histórico de Santa Catarina - No Palácio Cruz e Sousa

O livro "O Carnaval das grandes sociedades em Desterro/Florianópolis-1858-2011" (Editora Cruz e Sousa, 408 p.), de autoria do bibliotecário e Mestre em Educação Alzemi Machado, é fruto de mais de dez anos de pesquisa garimpado em acervos públicos e privados, entrevistas, atas, publicações periódicas de época e reprodução de 196 imagens, fotos e ilustrações, e que oportuniza ao leitor o conhecimento da trajetória de diferentes agremiações carnavalescas ao longo da história do Carnaval em Desterro e Florianópolis.

A obra, apresenta a síntese histórica de 36 sociedades carnavalescas ou “Grandes Sociedades” que desfilaram com carros alegóricos, críticas, reclames e de Rainha, no período de 1858 a 2011. Entretanto, um dos pontos centrais da pesquisa é a abordagem referente às modificações das práticas carnavalescas pós-Entrudo, com o surgimento em Desterro, a partir de 1885, de uma nova modalidade de carros – os de mutação, inicialmente denominados de “maquinismo”.

O desfile dos carros de mutação pelas “Grande Sociedades”, passa a ser considerado uma inovação no Carnaval brasileiro e mundial, tornando-se uma marca registrada do Carnaval ilhéu. Esta nova concepção de carros carnavalescos, que fugindo dos padrões cariocas, repercutirá na promoção da cidade, atraindo turistas e a adesão de todas as camadas sociais, fortalecendo e desenvolvendo o Carnaval como a maior festa da cultura popular.

Para o autor, escrever sobre as sociedades carnavalescas de carros alegóricos e de mutação é uma  tentativa de rememorar os cento e cinquenta e três anos de tradição da nossa gente e do patrimônio cultural da cidade de Florianópolis, inclusive, apontando caminhos para a reconstrução das entidades e do retorno dessa exclusiva manifestação e tradição cultural, em silêncio desde 2012.

 

 
 

Todas as Datas:

  • 06/03/2024 18:00

Fornecido por iCagenda