FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

9ª Sinfonia de Beethoven - Camerata Florianópolis

camerata_beethoven
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
07/03/2024
Local
Teatro Ademir Rosa - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

A Camerata Florianópolis, com a regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos cantores Carla Domingues, Débora Almeida, Guilherme Albanaes, Fernando De Carli e grande Coro Lírico, preparado por Albanaes, realizará no dia 7 de março, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o concerto de aniversário “Camerata 30 Anos". A obra-prima escolhida é uma das mais grandiosas e cativantes da música erudita: a Sinfonia Nº 9 de Beethoven. A escolha não foi em vão, pois 2024 marca os 200 anos da primeira apresentação da obra.

A Nona Sinfonia foi realizada apenas duas vezes pela Camerata, em 2009 e 2011. O tema do quarto movimento da obra – denominado Ode à Alegria – é certamente o mais conhecido da música erudita e foi declarado como hino da União Europeia. Para a apresentação do dia 7 de março, cerca de 120 músicos estarão no palco.  

O concerto, com produção assinada por Maria Elita Pereira, foi viabilizado com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie, e os ingressos estão à venda no site da Blueticket e na sede da Camerata.

A OBRA

Além do desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musicais, que determinaram a fase final do compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven (Romântica), o compositor incluiu vozes numa sinfonia, fato ocorrido pela primeira vez na história da música. Por esse motivo, foi apelidada de Sinfonia Coral. A primeira apresentação da Nona Sinfonia ocorreu no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. Beethoven a compôs num estágio bastante avançado de sua surdez. Conta-se que ao término da première, não se voltou ao público, pois não ouviu os calorosos aplausos que acolheram sua obra.

A Nona Sinfonia constitui-se de quatro movimentos, sendo o primeiro Allegro ma non troppo, um poco maestoso. Os acordes iniciais remetem-nos a uma orquestra afinando. Logo surgem os temas principais que são, seguindo o modelo clássico, configurados na forma sonata (estrutura musical fixa que contém introdução, desenvolvimento e conclusão).

O segundo movimento, Molto vivace – Presto – Molto vivace, traz uma novidade: um scherzo, que nas sinfonias geralmente é posto como terceiro movimento, embora não leve essa indicação. O terceiro, intitulado Adagio molto cantabile, apresenta a potencialidade melódica do compositor, em compasso ternário de andamento lento. Trata-se de um tema com variações, estrutura na qual a melodia apresentada passa por diversas regiões tonais e, a cada vez que se repete, inclui novos elementos.

A principal novidade da Nona Sinfonia, no entanto, está no último movimento (Presto), que fez dela a maior sinfonia já composta até o ano de sua estreia. Esse movimento é curioso, pois relembra os temas utilizados nos anteriores, que são trabalhados em conjunto ao tema do quarto movimento. A partir do recitativo solado pelo barítono, alternam-se o quarteto solista e o coro, dando vida ao texto An die Freude (“Ode a alegria”), de Friedrich von Schiller.

Ingressos já estão à venda na sede da Camerata Florianópolis (Joe Colaço, 708, Santa Mônica) e no site Camerata Florianópolis, nos links abaixo:

:: Link de vendas para dia 7/3
:: Link de vendas para dia 8/3

INGRESSOS ESGOTADOS

 
 

Todas as Datas:

  • 07/03/2024
  • 08/03/2024

Fornecido por iCagenda