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A Biblioteca Pública de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro de Florianópolis,  recebeu mais cinco títulos dos oito solicitados no Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina 2017. Com estas obras, a biblioteca já tem disponíveis para empréstimo sete dos oito livros sugeridos para leitura pela Universidade.
 
Além das obras Esaú e Jacó (Machado de Assis) e Além do ponto e outros contos (Caio Fernando Abreu), que já faziam parte do acervo da Biblioteca, foram recebidos os títulos Auto da compadecida (Ariano Suassuna), Poética (Ana Cristina Cesar), Olhos D’Água (Conceição Evaristo), Vitória Valentina (Elvira Vigna) e Quarenta dias (Maria Valéria Rezende). Apenas o livro As fantasias eletivas (Carlos Henrique Schoereder) não faz, ainda, parte do acervo da biblioteca, pois a edição estava esgotada para compra. Em breve, este livro também será incorporado à coleção da BPSC. O acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina está disponível para consulta on-line no site http://sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio/
 
O empréstimo das obras para leitura domiciliar somente é possível aos usuários previamente cadastrados na Biblioteca. Para se cadastrar, o leitor precisa trazer documento de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e uma foto 2x2 ou 3x4. Menores de 16 anos devem ter autorização de pais ou responsável. O usuário poderá emprestar até dois livros de títulos diferentes, por um prazo de 15 dias. 
 
Mais informações pelo telefone (48) 3665-6421 (setor de empréstimos).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atendendo despacho da presidente da instituição, Maria Teresinha Debatin, divulga o resultado da apreciação dos recursos relativos ao Edital Prêmio Catarinense de Cinema, impetrados por proponentes, e que foram inicialmente indeferidos pela CPL. Visando o atendimento do disposto no § 4º do artigo 109 da Lei nº 8666/93, os recursos foram encaminhados pela presidente para apreciação da consultoria jurídica, que emitiu pareceres para cada um dos processos, sendo então integralmente acolhidos pela presidente da FCC.

A tabela a seguir expõe o resultado do julgamento dos recursos.

Proponente

Nº processo

Categoria

Deliberação da CPL

Deliberação da Fundação

Ronei Lucas Gonçalves

1180/2016

1.1.4 Módulo III

Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópias da identidade e do CPF, conforme item 5.3, I, b

Não acolhimento do recurso

Jefferson Bittencourt dos Santos

1195/2016

1.1.4 Módulo III

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Fabrício Porto

1204/2016

1.1.4 Módulo I

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Adriane Canan

1206/2016

1.1.4 Módulo II

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Bárbara Paioli Sturm

1212/2016

1.1.4

Módulo II

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Fábio Porto

1215/2016

1.1.4 Módulo I

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Bolívar Chjafun Pigliasco

1221/2016

1.1.4 Módulo II

Indeferido - o Edital determinou a definição de público-alvo, conforme tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Rodrigo Ramos dos Santos

1225/2016

1.1.4 Módulo II

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Realizart Produção Ltda

1232/2016

1.1.1

Indeferido - o Edital determinou que os CDs ou DVDs devem estar corretamente identificados, conforme item 5.3, I, d.1. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

ACS Multimídia Ltda

1234/2016

1.1.1

Indeferido quanto à duplicidade de arquivos nos CDs, conforme item 5.3, II. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital.

Não acolhimento

Felipe Vernizzi

1241/2016

1.1.4 Módulo I

Indeferido - a) não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital

b) duplicidade de arquivos no CDs, não atendendo o item 5.3, I

Não acolhimento

Tatiana Lee

1243/2016

1.1.4 Módulo II

Indeferido - arquivo não abriu em nenhum sistema operacional.

Não acolhimento

Associação Eranos - Círculo de Arte

1257/2016

1.1.4 Módulo I

Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópia do CNPJ, conforme item 5.3, II, c

Não acolhimento

Sobre o Edital

Lançado no dia 19 de janeiro de 2016, a edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e FCC, vai distribuir R$ 3.375.000,00 para realização de um projeto de longa-metragem de ficção, dois telefilmes de documentário, uma obra seriada de ficção ou documentário, 12 curtas-metragens de ficção ou documentário. Os recursos são provenientes do Funcultural da SOL e Fundo Setorial Audiovisual da Ancine. Criado em 2002, o Prêmio Catarinense de Cinema tem a intenção de incentivar a produção audiovisual no estado e estimular o setor, gerando empregos e distribuindo renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) está convidando os Conselhos Municipais de Cultura do estado para integrar a Rede de Conselhos Municipais de Cultura de Santa Catarina, que possui o objetivo de integrar, articular e refletir sobre o papel dos conselhos nas políticas públicas de cultura em construção no Brasil.

O convite dá seguimento a uma demanda mencionada na primeira reunião descentralizada do CEC, realizada dia 29 de março deste ano, em Chapecó. Dessa forma, o CEC solicita o contato dos Conselhos interessados. Para os municípios que ainda não dispõem de Conselho de Cultura instituído, solicita-se o nome de um representante do município para integrar a Rede.

A criação da Rede de Conselhos Municipais de Cultura terá como objetivo:

- Integrar, articular e refletir sobre o papel dos conselhos nas políticas públicas de cultura em construção no Brasil;

- Fortalecer os Conselhos Municipais de Cultura, em articulação com o Conselho Estadual de Cultura;

- Atuar conjuntamente na formulação de diretrizes e estratégias e no controle da execução das políticas públicas de cultura em âmbito municipal e estadual;

- Promover a qualificação continuada de conselheiros municipais de cultura;

- Referendar o papel dos conselhos no âmbito do Sistema Nacional de Cultura - SNC;

- Referendar o papel dos conselheiros no âmbito dos segmentos que representam, seja da sociedade civil ou do poder público; e

- Mobilizar municípios e sociedade civil para a criação de novos conselhos de cultura.

O Conselho Estadual de Cultura foi criado pela Lei n.º 2975, de 18 de dezembro de 1961. Possui caráter consultivo e deliberativo; e tem por objetivo discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado de Santa Catarina, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.

Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (48) 3664-2599, com Pedro.

Fonte: Assessoria de Comunicação SOL

FCC realiza pesquisa de perfil e satisfação dos frequentadores do CIC

Segunda, 16 de Maio de 2016
Com o intuito de identificar o perfil e o nível de satisfação dos frequentadores do Centro Integrado de Cultura (CIC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza uma pesquisa que servirá como fonte de informações para gerar recomendações de melhoria, bem como de reconhecimento do que está sendo realizado com êxito.
 
A Pesquisa de Identificação de Perfil e de Satisfação dos Usuários do Centro Integrado de Cultura (CIC) é realizada com pessoas que frenquentam o espaço pelo menos uma vez no ano e com idade a partir de 15 anos. O questionário pode ser respondido tanto presencialmente, durante visita ao CIC, como online, até o dia 22 de maio, acessando este link: http://goo.gl/forms/IhUq2RvMHd.
 
O resultado da pesquisa será divulgado no site da FCC no mês de junho.
 
Sobre a pesquisa:
Os gestores de arte e cultura de Santa Catarina reconhecem que existe a ausência de indicadores culturais no Estado. No caso do Centro Integrado de Cultura (CIC), desde que foi aberto ao público, há 34 anos, não existe nenhum registro de pesquisa de satisfação ou de identificação do perfil dos frequentadores.
O levantamento destes dados é importante para que a administração pública possa entender o perfil dos freqüentadores, bem como suas necessidades e realizar as melhorias e adaptações necessárias para cada vez atender melhor o público.
Dentre todos os espaços administrados pela FCC, o CIC é o que apresenta maior impacto cultural e social aos cidadãos em geral, tanto pelo número de espaços culturais que abriga, quanto pelo número de pessoas que visitam o centro cultural anualmente.
 
Sobre o CIC
O Centro Integrado de Cultura, popularmente chamado de CIC, é o mais importante espaço multicultural do Estado. Nele estão abrigados:
O Teatro Ademir Rosa com capacidade para 906 espectadores. Devido ao seu amplo espaço e excelente acústica recebe peças, concertos e espetáculos de grande porte de todas as partes do país.
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), conta com acervo de cerca de 1.800 obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. O trabalho do Masc inclui ainda inúmeras realizações que partem de núcleos de arte-educação, acervo e conservação, exposições, biblioteca, documentação e pesquisa, além das áreas de direção e administração. 
O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), criado em 1998, com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância estadual e nacional. Conta com um acervo de cerca de 10 mil discos de vinil, dois mil de cera, equipamentos de fotografia antigos, filmadoras em super8, projetores de película, gramofones, eletrolas, e outros materiais do gênero.
O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, conhecido como Atecor, implantado em 1982, tem como enfoque especial a restauração de pintura de cavalete e escultura policromada. Atua junto ao acervo de diversas unidades museológicas e contribui, ainda, com instituições públicas, religiosas e particulares, orientando no tratamento de seus acervos.  A FCC é uma das únicas instituições do país que possui um laboratório desse gênero.
A Escolinha de Arte e as Oficinas de Arte têm uma distribuição de espaço com salas que possibilitam o desenvolvimento de diferentes tipos de atividades.  A FCC tem oferecido diversas oficinas gratuitas, como, por exemplo, Canto, Leitura Musical, Pífano, Gravura, História da Pintura, Oficina da Palavra, Expressões Visuais e Livro de Artista para os jovens e adultos. Para as crianças, são disponibilizadas aulas de Musicalização, Artes Visuais, Pintura em Tela e Oficina de Máscaras.
O Cinema do CIC conta com rampas de acesso ao palco e poltronas para portadores de necessidades especiais. O espaço tem tratamento acústico adequado, dispõe de 140 confortáveis assentos e de um moderno sistema de iluminação, de som e de projeção, que é digital.
A Sala Lindolf Bell, oficialmente inaugurada em julho de 1999, possibilita à comunidade artística do Estado um espaço livre e multifuncional para exposições e outras atividades.
 
 
 

Uma pesquisa do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) acerca da réplica da pintura da Primeira Missa no Brasil, de Sebastião Vieira Fernandes, foi publicada no periódico internacional Journal of Molecular Structure. O trabalho foi coordenado pelo químico responsável do laboratório, Thiago Guimarães Costa; e teve como co-autores o historiador Fabio Ritcher e a conservadora-restauradora Marcia Escorteganha, ambos também técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com parcerias de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Atecor é vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC.

O trabalho interdisciplinar, além de relatar um pouco da história da obra datada de 1929 que faz parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, conta com a análise de parte dos materiais constitutivos da pintura. Os resultados mostraram que existe correlação entre a composição elementar dos pigmentos utilizados por Victor Meirelles, autor da obra original, e por Fernandes, o que pode indicar que realmente o discípulo seguiu minuciosamente a formulação do mestre na preparação da réplica, mesmo depois da morte de Meirelles, utilizando materiais semelhantes. A descoberta irá auxiliar os conservadores na identificação de problemas e do estado de conservação da obra.

O artigo completo, intitulado Multi-technical analysis as a tool to investigate structural species in the "replica" of First Mass in Brazil painting by Sebastião Vieira Fernandes ( em português Análise multitécnica como uma ferramenta para investigar espécies estruturadas na "réplica" da Primeira Missa no Brasil pintada por Sebastião Vieira Fernandes), pode ser cessado na íntegra no link do periódico.

Discípulo e contemporâneo de Victor Meirelles, Sebastião Fernandes reproduziu fielmente a obra de seu mestre, Primeira Missa no Brasil, a pedido de Lauro Müller, primeiro governador republicano de Santa Catarina, logo após a proclamação da República. Devido ao valor que teria sido oferecido pela obra, depois de concluída, o artista preferiu mantê-la em seu poder. O que chama a atenção no trabalho é a perfeição nos detalhes com que a obra foi produzida, mesmo em tamanho reduzido quando comparado com a original.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC