Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atendendo despacho da presidente da instituição, Maria Teresinha Debatin, divulga o resultado da apreciação dos recursos relativos ao Edital Prêmio Catarinense de Cinema, impetrados por proponentes, e que foram inicialmente indeferidos pela CPL. Visando o atendimento do disposto no § 4º do artigo 109 da Lei nº 8666/93, os recursos foram encaminhados pela presidente para apreciação da consultoria jurídica, que emitiu pareceres para cada um dos processos, sendo então integralmente acolhidos pela presidente da FCC.
A tabela a seguir expõe o resultado do julgamento dos recursos.
Proponente | Nº processo | Categoria | Deliberação da CPL | Deliberação da Fundação |
Ronei Lucas Gonçalves | 1180/2016 | 1.1.4 Módulo III | Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópias da identidade e do CPF, conforme item 5.3, I, b | Não acolhimento do recurso |
Jefferson Bittencourt dos Santos | 1195/2016 | 1.1.4 Módulo III | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Fabrício Porto | 1204/2016 | 1.1.4 Módulo I | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Adriane Canan | 1206/2016 | 1.1.4 Módulo II | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Bárbara Paioli Sturm | 1212/2016 | 1.1.4 Módulo II | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Fábio Porto | 1215/2016 | 1.1.4 Módulo I | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Bolívar Chjafun Pigliasco | 1221/2016 | 1.1.4 Módulo II | Indeferido - o Edital determinou a definição de público-alvo, conforme tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Rodrigo Ramos dos Santos | 1225/2016 | 1.1.4 Módulo II | Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Realizart Produção Ltda | 1232/2016 | 1.1.1 | Indeferido - o Edital determinou que os CDs ou DVDs devem estar corretamente identificados, conforme item 5.3, I, d.1. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
ACS Multimídia Ltda | 1234/2016 | 1.1.1 | Indeferido quanto à duplicidade de arquivos nos CDs, conforme item 5.3, II. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital. | Não acolhimento |
Felipe Vernizzi | 1241/2016 | 1.1.4 Módulo I | Indeferido - a) não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital b) duplicidade de arquivos no CDs, não atendendo o item 5.3, I | Não acolhimento |
Tatiana Lee | 1243/2016 | 1.1.4 Módulo II | Indeferido - arquivo não abriu em nenhum sistema operacional. | Não acolhimento |
Associação Eranos - Círculo de Arte | 1257/2016 | 1.1.4 Módulo I | Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópia do CNPJ, conforme item 5.3, II, c | Não acolhimento |
Sobre o Edital
Lançado no dia 19 de janeiro de 2016, a edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e FCC, vai distribuir R$ 3.375.000,00 para realização de um projeto de longa-metragem de ficção, dois telefilmes de documentário, uma obra seriada de ficção ou documentário, 12 curtas-metragens de ficção ou documentário. Os recursos são provenientes do Funcultural da SOL e Fundo Setorial Audiovisual da Ancine. Criado em 2002, o Prêmio Catarinense de Cinema tem a intenção de incentivar a produção audiovisual no estado e estimular o setor, gerando empregos e distribuindo renda.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) está convidando os Conselhos Municipais de Cultura do estado para integrar a Rede de Conselhos Municipais de Cultura de Santa Catarina, que possui o objetivo de integrar, articular e refletir sobre o papel dos conselhos nas políticas públicas de cultura em construção no Brasil.
O convite dá seguimento a uma demanda mencionada na primeira reunião descentralizada do CEC, realizada dia 29 de março deste ano, em Chapecó. Dessa forma, o CEC solicita o contato dos Conselhos interessados. Para os municípios que ainda não dispõem de Conselho de Cultura instituído, solicita-se o nome de um representante do município para integrar a Rede.
A criação da Rede de Conselhos Municipais de Cultura terá como objetivo:
- Integrar, articular e refletir sobre o papel dos conselhos nas políticas públicas de cultura em construção no Brasil;
- Fortalecer os Conselhos Municipais de Cultura, em articulação com o Conselho Estadual de Cultura;
- Atuar conjuntamente na formulação de diretrizes e estratégias e no controle da execução das políticas públicas de cultura em âmbito municipal e estadual;
- Promover a qualificação continuada de conselheiros municipais de cultura;
- Referendar o papel dos conselhos no âmbito do Sistema Nacional de Cultura - SNC;
- Referendar o papel dos conselheiros no âmbito dos segmentos que representam, seja da sociedade civil ou do poder público; e
- Mobilizar municípios e sociedade civil para a criação de novos conselhos de cultura.
O Conselho Estadual de Cultura foi criado pela Lei n.º 2975, de 18 de dezembro de 1961. Possui caráter consultivo e deliberativo; e tem por objetivo discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado de Santa Catarina, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
Mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (48) 3664-2599, com Pedro.
Fonte: Assessoria de Comunicação SOL
Uma pesquisa do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) acerca da réplica da pintura da Primeira Missa no Brasil, de Sebastião Vieira Fernandes, foi publicada no periódico internacional Journal of Molecular Structure. O trabalho foi coordenado pelo químico responsável do laboratório, Thiago Guimarães Costa; e teve como co-autores o historiador Fabio Ritcher e a conservadora-restauradora Marcia Escorteganha, ambos também técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com parcerias de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Atecor é vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC.
O trabalho interdisciplinar, além de relatar um pouco da história da obra datada de 1929 que faz parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, conta com a análise de parte dos materiais constitutivos da pintura. Os resultados mostraram que existe correlação entre a composição elementar dos pigmentos utilizados por Victor Meirelles, autor da obra original, e por Fernandes, o que pode indicar que realmente o discípulo seguiu minuciosamente a formulação do mestre na preparação da réplica, mesmo depois da morte de Meirelles, utilizando materiais semelhantes. A descoberta irá auxiliar os conservadores na identificação de problemas e do estado de conservação da obra.
O artigo completo, intitulado Multi-technical analysis as a tool to investigate structural species in the "replica" of First Mass in Brazil painting by Sebastião Vieira Fernandes ( em português Análise multitécnica como uma ferramenta para investigar espécies estruturadas na "réplica" da Primeira Missa no Brasil pintada por Sebastião Vieira Fernandes), pode ser cessado na íntegra no link do periódico.
Discípulo e contemporâneo de Victor Meirelles, Sebastião Fernandes reproduziu fielmente a obra de seu mestre, Primeira Missa no Brasil, a pedido de Lauro Müller, primeiro governador republicano de Santa Catarina, logo após a proclamação da República. Devido ao valor que teria sido oferecido pela obra, depois de concluída, o artista preferiu mantê-la em seu poder. O que chama a atenção no trabalho é a perfeição nos detalhes com que a obra foi produzida, mesmo em tamanho reduzido quando comparado com a original.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC