A abertura do 10º Salão Nacional Victor Meirelles foi dupla nesta edição: no dia 4 de novembro de 2008, o palco de apresentação das obras foi o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), e no dia seguinte, 5 de novembro, a inauguração aconteceu na Fundação Cultural Badesc. Promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Salão selecionou trabalhos de 29 artistas de diferentes estados brasileiros, dentre os quais seis de Santa Catarina. Todas as obras estarão expostas ao público até o dia 4 de janeiro de 2009, com visitação gratuita.

No dia 1º de novembro, os cinco críticos que integram o júri do 10º Salão - Márcio Sampaio, Ana González Pereira, Paulo Herkenhoff Filho (que impossibilitado de vir, foi substituído por Fernando Lindote), Anita Prado Koneski e Cauê Alves - se reuniram em Florianópolis para selecionar as quatro obras que serão adquiridas para o acervo do Masc. O Prêmio Aquisição será de R$ 25 mil para o primeiro colocado, e R$ 15 mil para o segundo, o terceiro e o quarto lugar.

Completando a premiação, todos os 29 artistas selecionados receberão, cada um, um Prêmio de Participação de R$ 5 mil, totalizando um investimento de R$ 220 mil por parte do Governo do Estado. "A realização do Salão Victor Meirelles reitera a preocupação de Santa Catarina com as manifestações expressivas da arte contemporânea brasileira", afirma a presidente da FCC, Anita Pires.

Realizado com o objetivo de incentivar a produção atual das artes plásticas no Brasil e torná-la acessível ao público, o Salão Victor Meirelles registrou um número recorde de inscrições nessa edição, totalizando mais de 600 trabalhos inscritos. "Com o Salão, podemos oferecer aos catarinenses uma panorâmica da produção contemporânea brasileira", comemora o administrador do museu, Ronaldo Linhares, elogiando ainda a existência do prêmio de aquisição, que permite ampliar o acervo permanente do Masc.

Criado em 1993, o Salão inicialmente tinha abrangência estadual, e assim se manteve até 1997, quando se expandiu para âmbito nacional. Voltado para as artes visuais e realizado a cada dois anos, tem sido consagrado pela crítica nacional como um dos mais rigorosos do País na atualidade. Desde sua primeira edição contou com a presença de críticos importantes em sua comissão julgadora, como Tadeu Chiarelli, Márcio Doctors e Araci Amaral, ganhando grande repercussão no campo das artes visuais, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em 2008, o Salão ganhou significativa ampliação nos valores da premiação, já que a edição anterior, realizada em 2006, ofereceu R$ 3 mil para cada um dos 30 selecionados, além de R$15 mil para a aquisição de duas obras, totalizando R$ 105 mil. Esta última edição esteve aberta à participação de artistas brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, bem como a artistas estrangeiros legalmente residentes no Brasil. O resultado da seleção foi divulgado em 8 de setembro, após etapa única de trabalho da Comissão de Seleção, composta pelos cinco críticos de arte citados acima.

Além das duas exposições, foram realizados dois outros eventos ligados ao 10º Salão Nacional Victor Meirelles. No dia 11 de novembro, no setor de exposições do Masc, foi realizada uma "Conversa com as artistas Regina Melim e Anita Koneski", tendo como tema a Arte Contemporânea. Já no dia 18 de novembro, foi realizada na Fundação Cultural Badesc uma conversa com o curador de montagem do 10º Salão, Fernando Lindote.

SERVIçO:

O quê: Abertura do 10º Salão Nacional Victor Meirelles

Quando e onde:

- Dia 4 de novembro, terça-feira, às 20 horas. Local:Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

- Dia 5 de novembro, quarta-feira, às 20 horas. Local:Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis

Quanto: gratuito.

LISTA DE ARTISTAS SELECIONADOS:

Nome Artístico

Belo Horizonte/MG

Priscila dos Anjos

Joinville/SC

Pino (Antônio Ewbank e Chico Togni)