A convite da Setorial Dança Norte SC, representantes da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participaram, na noite desta segunda-feira (6), de uma reunião com agentes culturais da linguagem da dança e gestores da pasta de cultura da Mesorregião do Norte Catarinense, por meio de uma plataforma digital.

Mary Elisabete Benedet, diretora de Arte e Cultura da FCC e coordenadora de operacionalização da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina, iniciou o encontro apresentando a Lei e destacando a importância do Mapa Cultural SC, plataforma que organiza e possibilita visibilidade para agentes, espaços, eventos e projetos culturais e artísticos em todo o estado de Santa Catarina. “A pretensão é usá-lo para fazer uma radiografia cultural no estado. Por meio do Mapa é que vamos chegar aos artistas e fazedores de cultura de toda Santa Catarina”, disse Mary, que reforçou a necessidade de disseminar o cadastramento nos municípios, uma vez que ele será requisito obrigatório para o recebimento do auxílio oriundo da Lei Aldir Blanc.

Na sequência, Liliana Alvez, gerente de Linguagens Artísticas da FCC, relatou os desdobramentos da Lei, tirou dúvidas dos participantes e deu detalhes sobre o processo de regulamentação em Santa Catarina. “Estamos formalizando as parcerias necessárias para levar esse recurso a todos”, afirmou.

Luiz Nilton Correa, gerente de Inovação, Gestão de Projetos e Relações Institucionais, aproveitou o encontro para divulgar o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que está com as inscrições abertas. “Esta edição está muito semelhante a do ano passado, o que torna o processo de inscrição bastante intuitivo”, pontuou. Luiz sinalizou que algumas mudanças e atualizações do edital de 2020 estão relacionadas às eleições municipais: “devido ao período eleitoral, prefeituras e candidatos não poderão concorrer ao prêmio”.

Além do Elisabete Anderle, a FCC tem outros dois editais com as inscrições abertas: o Prêmio Catarinense de Cinema e o Edital de Pareceristas e Avaliadores.