FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Uma onda de cultura e conhecimento nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O evento, que está na quinta temporada, terá duas edições no mês de fevereiro neste verão 2020, nos dias 08 e 09 na Barra de Ibiraquera e nos dias 15 e 16 na Praia de Itapirubá (janela aberta Norte ou Sul). O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, sarau musical, além de apresentações artísticas e culturais, com a participação dos escritores e poetas. Toda a população é convidada a participar. O evento também apresenta os atrativos para a temporada de visitação das Baleias Franca, durante o inverno.

A grande novidade deste ano é a divulgação do Projeto “Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária: um banho de cultura nas praias de Imbituba, SC”, proposto pela Prefeitura de Imbituba, um Projeto em execução pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura ∕ Patrimônio Cultural– Edição 2019. 

Nesta oportunidade, a Prefeitura cumpre parte da sua contrapartida social do Projeto com a realização da “Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária”, que será conduzida pelos curadores Ailton Pereira Junior, Arlindo Rodrigues da Silva, Lorraine Amorim Corrêa e Mateus Pinho Bernardes. Que pesquisaram, mapearam e selecionaram exclusivamente obras da literatura brasileira traduzidas para o espanhol e inglês, nos seguintes gêneros: contos, poemas, crônicas, romances, novelas, biografias, ensaios, dentre outros gêneros literários. A conversa é aberta e apresenta os desafios desta curadoria e suas implicações no mercado editorial no Brasil. Revelando, por exemplo, a representatividade da mulher brasileira neste contexto.

Essa edição vai contar com a participação do GT Santa Catarina da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, que promoverá um diálogo de aproximação com os presentes. E também com o MercadIM, um mercado do fazer criativo, que estimula o turismo por meio da economia criativa na Rota da Baleia Franca estará presente nesta edição com Isabella Torquato. Outra criativa que marca presença no evento é a Malu Soares, da Na Fila do Pão, que trabalha com a produção artesanal de pães de fermentação natural. Que utiliza ingredientes orgânicos e de pequenos produtores. Malu reforça que “Nosso fermento tem como base a mandioca, visando fortalecer a identidade cultural da nossa cidade e resgatar a memória dos engenhos de farinha, atividade que foi o meio de subsistência para muitas famílias da região. Nossos pães buscam conciliar boa alimentação, sabor e conexão com nossas raízes.”


Já no domingo, a Ecosurf convoca os moradores e turistas às 15h30 para uma ação diferenciada, onde conduzidos pelo Coletivo TaiáTerra poderão experimentar uma vivência sensitiva na “Trilha do Caminho do Rei” e neste mesmo trajeto levarão consigo o lixo que encontrarem pelo caminho. São apenas 12 vagas, a atividade é inclusiva e todos estão convidados. Os condutores recomendam levar na trilha: repelente, roupas leves, calça e camisas longas que protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um, capa para chuva e lanche.

Nesta edição do evento o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) divulga o Procult à comunidade. Procult é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura que propicia aos artistas de Imbituba apoio para viabilizar projetos culturais, onde a Prefeitura de Imbituba por meio de renúncia fiscal valoriza e promove a cultural local.

A Tenda Literária possibilita levar cultura e informação à sociedade, afirma Gláucia, bibliotecária e coordenadora do projeto, que agradece a todos os envolvidos na organização do evento.

 

Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e uma foto 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via whatsapp, telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda é aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.



Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Datas: 08 e 09/02 - Barra de Ibiraquera
15 e 16/02 - Praia de Itapirubá (janela aberta Norte ou Sul)
Horário: das 9h às 19h

Participação livre e gratuita!

Barra de Ibiraquera

08/02 - Sábado
9h- Ateliê aberto de gravura “A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros”, com Ailton Pereira Junior (duração: 2 horas)
10h às 13h - MercadIM e o Dia Mundial da Criatividade, 21 de abril, marcando o início das atividades de fortalecimento da economia criativa junto ao turismo, com Isabella Torquato

10 às 17h - Na Fila do Pão, com Malu Soares

11h - “Oficina Autobiografia alimentar: quem sou eu depois de me olhar através da comida?” com Katiuscia Dier Francisco (duração: 2 horas)
14h- Espetáculo "O Circo encontra a Literatura e Perolinha conta a história", com Laura de Dominicis (duração: 40 minutos)
14h às 18h - Rota da Baleia Franca convida os visitantes para conhecer seu destino de Inverno

15h - "Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária", coordenada por Lorraine Amorim Correa, com a participação dos curadores Ailton Pereira Junior, Juniores Rodrigues, Lorraine Amorim Corrêa, Marco Anselmo Vasques, Mateus Pinho Bernardes. (duração: 1 hora e 30 minutos)
16h às 18h - Comitê ODS Tubarão e Região apresenta de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
16h30- Espetáculo de narração oral “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, por Sergio Carneiro Bello (duração: 45 minutos)
17h às 19h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC

17h20 - Sarau Musical, conduzido por Mariana Corso, que apresenta um repertório literário variado com clássicos da música popular brasileira e muita poesia, traga seus escritos e venha participar!  (duração: 1 hora e 30 minutos)

09/02 - Domingo
10h às 12h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC

10h às 15h - “Mini Museu do Mar”, com prática do Monitoramento Mirim Costeiro pelo IMMC
10h30 às 12h - Comitê ODS Tubarão e Região apresenta de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
11h - Roda de Conversa “Escolhemos os livros que lemos ou são eles que nos escolhem?”, com a condução da Rede Leitura Inclusiva SC e Fundação Dorina Nowill, mediada por Debora Regina Ouriques (duração: 1 hora e 30 minutos)
14h às 19h - Estande informativo - com materiais biológicos e muitas informações e curiosidades sobre a Baleia Franca, com o Instituto Australis/Projeto Baleia Franca
14h - Momento Franca, com Instituto Australis (duração: 1 hora)
15h - “Sementes Africanas”, com Encantados  Contadores de Histórias (30 minutos)
15h30 - Trilha Caminho do Rei (12 vagas | inscrições whats: 48 99926-2111)
Saída  da Barra de Ibiraquera em direção a Praia do Luz, seguindo até o Caminho do Rei, retornando para a Barra. Neste percurso o Coletivo TaiáTerra, fará uma vivência sensitiva em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva e limpeza de praia, em parceria com a Ecosurf.  Percurso: 3 km. Nível: fácil. Tempo: em média 3 horas.
15h45 - Apresentação e Vivência de Dança Contemporânea baseada no livro “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto, com o Grupo Dança Comigo (duração: 2 horas)
17h30- Espetáculo de narração oral “Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina”, por Sergio Carneiro Bello  (duração: 45 minutos)
18h - Espetáculo Musical "Canções de Imbituba", com os musicistas Ivan Cunha, Helena Dalbosco e Elizandro Santos (duração: 1 hora)

 

Para acompanhar a Tenda Literária acesse:

https://www.facebook.com/tendaliteraria

https://www.instagram.com/tendaliteraria

https://www.facebook.com/events/168851207876919/

http://bit.ly/TendaLiterariaBarraIbiraquera