FCC FacebookTwitterYoutube

Serão lançados no próximo dia 15 de abril os livros Comida de Engenho, com receitas tradicionais de engenhos de farinha, e o Mapa Cultural dos Engenhos de Farinha de SC, ambas publicações apoiadas pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura , promovido pela Fundação Catarinense de Cultura em 2017. Os lançamentos fazem parte da programação do encontro #EngenhoÉPatrimônio, que ocorrerá no Hotel SESC Cacupé, em Florianópolis, das 9h às 16h. O evento é promovido pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

O evento reunirá a Rede Catarinense de Engenhos de Farinha, formado por famílias "engenheiras", com programação que inclui, também, uma roda de conversa sobre o Patrimônio Cultural dos Engenhos com a participação das famílias e equipe da Rede, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SC). Destaque para a apresentação do mini-doc #EngenhoÉPatrimônio, produzido pelo Cepagro, e do Inventário Cultural dos Engenhos de Farinha de Santa Catarina, que traz um panorama sobre os bens culturais relacionados aos engenhos e sua importância para as comunidades. O Inventário foi construído a partir da metodologia do IPHAN e de forma participativa com as comunidades, que integraram oficinas de educação patrimonial promovidas pela Rede em Bombinhas, Florianópolis, Imbituba e Garopaba. A iniciativa teve apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SOL).

O evento é gratuito, as inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no telefone 99172-3841 (com Karina).

PROGRAMAÇÃO #EngenhoÉPatrimônio

9h – 11h - Auditório Hotel Sesc Cacupé
ABERTURA
Mesa redonda: #EngenhoÉPatrimônio: educação patrimonial nos engenhos de farinha catarinenses – IPHAN, Cepagro, representante dos engenhos

11h – 11h30
Apresentação do mini-doc #EngenhoÉPatrimônio

12h – 13h30 - Restaurante Sesc Cacupé
Almoço

13h30 – 14h - Engenho do SESC CACUPÉ
Apresentação do Inventário Cultural dos Engenhos de Farinha de SC

14h – 14h30
Engenhos no território catarinense e lançamento do Mapa Cultural dos Engenhos de Farinha de SC

14h30 – 15h
Lançamento do livro Comida de Engenho

15h – 16h
Café cultural e encerramento