FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A improvisação está no DNA da música brasileira. Do chorinho do início do século, passando pelo Lamento de Pixinguinha, pelo Quarteto Novo de Hermeto Pascoal no final dos anos 60, até chegar ao caos organizado do Frevo de Egberto Gismonti. Essa enorme riqueza cultural vai pairar sobre o 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira, que acontecerá de 2 a 5 de maio em Florianópolis, no CIC (palestras, oficinas e prática musical) e Teatro do Sesc Prainha (concertos). As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de abril no endereço http://seminariomusical.com.br/inscricao/. O projeto  foi cntemplado no Edital Elisabete Anderle em 2017

A produtora Mônica Becker, da Base Cultural, e o violonista e compositor Leandro Fortes realizaram o 1º SIMB em 2015, através do programa Rumos Itaú Cultural. No ano passado, o projeto foi aprovado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, prêmio concedido pelo governo do Estado de Santa Catarina. “Essa ideia surgiu da necessidade de fricção entre o mundo da prática e o da teoria em torno da improvisação e da música. Acima de tudo, a música é uma experiência social, e é muito enriquecedor esse encontro pessoal entre instrumentistas, compositores, educadores e profissionais que pesquisam a música dentro e fora da academia” diz Leandro.

Segundo Mônica Becker, a primeira edição, em 2015, contou com participantes de diversos estados e cidades catarinenses, e a expectativa é ampliar o número de pessoas este ano. “As pessoas podem se inscrever gratuitamente em mais de uma oficina. São 30 vagas para cada oficina e este ano teremos uma para crianças de 7 a 11 anos, sobre música indígena, com as pesquisadoras Magda Pucci e Berenice de Almeida”, conta ela.

Entre as atrações do Seminário, destaca-se a cantora paulista Izabel Padovani, vencedora do Prêmio Visa de Música Brasileira 2005, e indicada ao Grammy Latino em 2007, na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino”. Além de se apresentar, Padovani lecionará duas oficinas, uma sobre “O gesto vocal” e outra sobre a “Técnica Alexander”, um trabalho de reeducação do organismo, que promove o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação do corpo.

Além das palestras, oficinas e práticas musicais no CIC (veja a programação no site www.seminariomusical.com.br ), durante as quatro noites acontecem os shows no Teatro Sesc Prainha, às 20h, cujos ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 19h. Na abertura, dia 2, o duo Padovani e Saggiorato apresenta o show “Aquelas Coisas Todas”. Na quinta, dia 3, Leandro Fortes e Grupo apresenta o espetáculo “Diagonal”. Na sexta, dia 4, acontece o encontro inédito entre o pianista Luiz Zago, o guitarrista Julio Herrlein e o saxofonista Marcelo Coelho no concerto “Afluentes”. E no encerramento, sábado, dia 5, o compositor Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal há mais de 40 anos, se apresenta com os alunos de sua “Oficina de Música Universal”.

Serviço
O quê: 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira;
Quando: de 2 a 5 de maio;
Locais: CIC, Teatro do Sesc Prainha e Garagem da Dança;
Informações: email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo fone (48) 99101-0625;
Inscrições: http://seminariomusical.com.br/inscricao/