FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, receberá de 3 de junho a 17 de julho a exposição das 116 fotografias premiadas na 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis. A abertura será no dia 2 de junho, às 19h30, quando ocorrerá, também, a cerimônia de premiação aos ganhadores.

As fotografias expostas estarão organizadas de acordo com a premiação dos dois conjuntos (primeiro e segundo lugar) nas modalidades filme/analógica, digital/categoria 1 e digital/categoria 2. A mostra traz, ainda, os quatro conjuntos na modalidade infantojuvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos; além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades. Cada imagem apresenta um olhar muito particular sobre a capital catarinense, revelado pelas lentes dos participantes.

A 22ª edição da Maratona teve como tema principal "é assim que eu vejo". A frase inspirou a definição dos subtemas para as modalidades filme/analógica e digital: Frestas da cidade; Juventude; Suor sagrado; Ruas que se destacam; Vida familiar; O mar e seu entorno; Natureza X Crescimento do bairro; Gente da terra; Trilhas secretas; Rodando pela cidade; Ruínas urbanas; e Singular. Na modalidade infantojuvenil, os participantes registraram os subtemas: O passado; O futuro; De cima para baixo; Vida simples; Gente da terra; e Lugar que eu gosto.

O concurso contou com 438 inscritos e movimentou a cidade nos dias 9 e 10 de abril de 2016. Na seleção dos conjuntos de fotografias e escolha das imagens individuais para premiação foram considerados os critérios preestabelecidos no regulamento do evento, tais como a consonância com o tema e subtemas definidos; criatividade; originalidade; estética; qualidade fotográfica; e qualidade informativa.

Desde que foi criada, em 1995, pela equipe técnica da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a Maratona Fotográfica de Florianópolis passou por várias reformulações. Idealizado para integrar a programação do aniversário da capital catarinense, o concurso buscou movimentar o setor da fotografia - promovendo troca de informações e experiências entre os participantes - e constituir um acervo iconográfico sobre a cidade. A maratona reúne fotógrafos iniciantes e profissionais, assim como interessados na arte da fotografia.

Serviço:

O quê: Exposição da 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

Abertura e cerimônia de premiação: 2 de junho, às 19h30.

Visitação: de 3 de junho a 17 de julho de 2016. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa

Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis

Entrada gratuita

Informações: (48) 3665-6363

Fonte: Com informações da organização do evento