Estão abertas as inscrições para a Oficina Voz e Poesia, destinada ao público jovem e adulto, que ocorrerá nas Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os encontros quinzenais, sempre às segundas-feiras, serão ministrados pela atriz Morena Lopes, com duração de duas horas cada. Interessados podem se inscrever nesta primeira etapa pela Internet (neste link), até 18 de março. A segunda etapa de inscrições será presencial e ocorrerá de 21 a 25 de março, das 13h às 18h, na secretaria das Oficinas de Arte localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O objetivo deste trabalho é desenvolver a intimidade com a palavra poética. A oficina é voltada a estudantes de Artes Cênicas, atores, poetas e demais interessados. Serão disponibilizadas 30 vagas.

Todos os exercícios partirão da consciência corporal. O corpo como instrumento da expressividade vocal e da pulsão de cada palavra. Serão trabalhadas técnicas de respiração, flexibilidade e força, do yoga; soltura das articulações; movimentos vinculados aos sons; técnicas vocais: ressonância, vibratos, vocalizações, canto; leitura de poesias; técnicas de memorização do texto; ritmos e sensorialidades vocais. No encerramento do curso, será realizado um sarau aberto ao público.

Sobre Morena Lopes

Morena Lopes é atriz profissional, cantora e bailarina há mais de 15 anos. Seu foco de pesquisa desde que ingressou na Escola de Arte Dramática da ECA/USP, em 2008, é a "Palavra: o texto poético falado de forma orgânica". Em 2012 desenvolveu o projeto solo "A Poesia da Palavra", o qual estreou e apresentou em alguns SESCs e Centros Culturais em São Paulo, levando a poesia de Hilda Hilst, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Adélia Prado, Sofia de Mello B., Mário Quintana, e outros reconhecidos poetas, por diversos pontos da cidade.

Em 2014 recebeu o prêmio de Apoio do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) para gravar seu primeiro álbum de músicas e poesias, denominado "Raízes Mamelucas", o qual foi idealizadora, cantora e compositora. Durante oito anos em São Paulo, também cursou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT de Antunes Filho), participou do projeto " Poeta em Cena" com direção de Helder Mariani e supervisão de Denise Weinberg. Realizou diversas leituras-dramáticas e peças teatrais baseadas em livros como "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar, sob a direção de Antônio Rogério Toscano e "Dublinenses", de James Joyce, sob a direção do ator Luis Damasceno. Como contadora de histórias atuou como voluntária na Fundação Dixtal com o programa "Um milhão de rodas de leitura" que tinha como objetivo incentivar crianças, jovens e adultos a ler em escolas da periferia de São Paulo, Contou histórias também no Lar Sírio Pró Infância no Tatuapé em São Paulo. Em Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) atua como atriz e contadora de histórias, com o espetáculo " Beloquinha, A Maga das Palavras" de sua autoria.

Serviço:

O quê: Oficina Voz e Poesia

Aulas: de 28/03 a 06/06/2016 , das 14h30 às 16h30 (oficinas quinzenais, às segundas-feiras, totalizando 6 encontros)

Onde: Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura

Localizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Inscrições:

Etapa online: até 18 de março, pelo link http://goo.gl/forms/r3bmLTlj4B

Etapa presencial: de 21 a 25 de março, das 13h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3664-2639.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC