Florianópolis (8/9/2011) - A Fundação Catarinense de Cultura anuncia (FCC) é a vencedora do processo de licitação para a execução da obra de revitalização do Cinema e do Teatro Ademir Rosa. Trata-se da empresa JK Engenharia de Obras, de São José, na Grande Florianópolis. Ambos estão fechados há dois anos, desde o início das obras do Centro Integrado de Cultura. Os trabalhos deverão começar em cinco dias úteis (prazo legal para possíveis contestações).
De acordo com a Presidência da Comissão de Licitação, cinco empresas disputaram o processo de escolha. Três delas já haviam sido desclassificadas na primeira fase, em agosto. O valor total da obra ficou em R$ 5.971.532.07. O objetivo da FCC é entregar aos catarinenses o cinema pronto até o final do mês de dezembro deste ano, e o teatro em meados do primeiro semestre do ano que vem.
Teatro Ademir Rosa
Inaugurado em 14 de novembro de 1982 e batizado em 1997 como Teatro Ademir Rosa, ele ocupa uma área total de 1.746,46 metros quadrados e dispõe de quatro camarins com capacidade para 30 pessoas e palco com 567 metros quadrados.
A abertura oficial do Teatro Ademir Rosa, ao público, ocorreu no dia 25 de julho de 1983, com a apresentação do espetáculo "O Grande Circo Místico", do Ballet do Teatro Guaíra, de Curitiba. O nome dado ao Teatro é uma homenagem ao ator catarinense Ademir Rosa, que morreu de câncer em 1997. Nascido em Florianópolis, ele formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez pós-graduação/especialização em Teatro-Educação pela Universidade do Estado (Udesc). Foi professor de História na rede estadual de ensino, no Colégio de Aplicação da UFSC e em cursos pré-vestibulares. Também deu aulas de Sociologia Rural na UFSC.
Fonte: Marilene Rodrigues