FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Açores: a Literatura Desenhada

expo_acores_agenda
Categoria :
CIC
Data:
02/09/2019
Local
Espaço das Oficinas de Arte - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Brasil

O Espaço das Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe nesta quinta-feira (29), às 18h, a abertura da exposição Açores: a Literatura Desenhada, que reúne 42 desenhos, estudos, esboços, ilustrações de livros e gravuras assinadas pelo veterano pintor, escritor e professor açoriano Tomaz Borba Vieira. A mostra segue aberta à visitação gratuita até 9 de setembro, diariamente, das 10h às 21h. A realização é uma promoção conjunta da Fundação Catarinense de Cutura (FCC) e do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM).

A exposição, ainda inédita no Brasil, apresenta obras que revelam cenas cotidianas da Ilha de São Miguel, onde o artista nasceu e hoje mantém um centro cultural, imagens de barcos e navios da diáspora açoriana e pequenos retratos de escritores de língua portuguesa como Camões, Bocage, Fernando Pessoa e Mia Couto. A curadoria é do catarinense Edson Busch Machado, que viajou até o ateliê do artista nos Açores para selecionar as obras e fazer o convite.

“Selecionei as obras mais intimistas do artista, desenhos que dialogassem com a literatura, que mostrassem a genética da criação entre imagens e palavras “, afirma o curador, “e tivessem a sintonia
com o local da exposição a Biblioteca do Instituto “, conclui. A exposição é resultado do protocolo de cooperação assinado no mês de abril entre Edson, que é o diretor do IIJM, e o presidente da Câmara Municipal da cidade de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel, José Manoel Bolieiro.

Sobre o artista

Tomaz Borba Vieira aos 81 anos expõe pela primeira vez no Brasil. Nasceu em 1938 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, e estudou pintura, arte mural e pedagogia das artes em Portugal, Itália e Estados Unidos. É pintor, escritor, professor, ilustrador e curador do Centro Cultural nos Açores. Participa de exposições em diversas partes do mundo, produz murais para espaços públicos, tem livros publicados e recebeu inúmeros prêmios. A exposição em território brasileiro iniciou em Joinville, no IIJM, e agora chega a Florianópolis, cidade-irmã de Ponta Delgada, a terra natal do artista.

Serviço:

O quê: Exposição Açores: a Literatura Desenhada
Artista: Tomaz Borba Vieira
Onde: Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Abertura: 29 de agosto de 2019, às 18h
Visitação: de 30 de agosto a 9 de setembro de 2019, das 10h às 21h.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 29/08/2019 até 09/09/2019
    Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda