FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

5º Festival do Japão de Santa Catarina - Tanabata Matsuri

08072016_mhsc_mhm_2171
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
04/08/2019 10:00
Local
MHSC - 102 - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

Nos dias 3 e 4 de agosto, os jardins do Museu Histórico de Santa Catarina volta a sediar o Tanabata Matsuri - Festival da Estrelas. A quinta edição do Festival do Japão de Santa Catarina é promovida pela Associação Nipo-Catarinense e Consulado Geral do Japão em Curitiba, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Além das comidas típicas, artesanatos, cerâmicas e produtos japoneses, o festival terá apresentações e oficinas. Estão previstas as seguintes atividades: taikô (tambores japoneses), matsuridance (dança pop japonesa), bom odori (dança típica), karaokê e animekê, origami (dobradura em papel), mangá (desenho), kirigami (cortes em papel), furishiki (técnica de embrulho com tecidos), bordado sashiki, shodo (escrita japonesa em pincel), kitsuke (vestir kimono), ikebana (arte dos arranjos florais), bonsai (cultivo de árvores em pequenos vasos), sumiê (pintura com tinta a base de carvão), artes marciais (aikido, kendo, kenjutsu, ninjutsu), tai chi chuan, shiatsu, softball e jogos.

Sobre o Festival

A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair). O festival que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em 1603. 

Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. É realizado em diversas cidades, o mais tradicional é o de Miyagui, que se realiza em agosto, aproveitando as férias de verão das escolas japonesas. No Brasil , com o nome de "Festival das Estrelas", o Tanabata Matsuri é realizado na cidade de São Paulo, na Praça da Liberdade, no mês de julho, desde 1979.

O Festival Tanabata celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares tais como aumento no desempenho no trabalho ou nos estudos, saúde, sonhos ou objetivos para o futuro. Os desejos são escritos nas tiras de papeis coloridos (Tanzakus), que são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidade.

Serviço:

O quê: 5º Festival do Japão de Santa Catarina - Tanabata Matsuri
Quando: 3 e 4 de agosto de 2019, das 10h às 17h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 00:00
  • 03/08/2019 10:00
  • 04/08/2019 10:00

Fornecido por iCagenda