FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography ™

Mutual_Love_-_Andrea_Bocelli_Istanbul_-_Rehearsal_-_TactographyTM_-_22.II.2014_-_58_X_102_cm_-_Edition_7__2_EA
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
22/06/2019
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - 102 - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), sediado no Palácio Cruz e Sousa, recebe a mostra A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography ™. A exposição foi pensada especialmente para deficientes visuais. As obras são feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.

A ideia de fazer essas obras "visíveis aos cegos" surgiu em fevereiro de 2014 quando o fotógrafo Gabriel Bonfim realizou uma série de retratos do renomado tenor Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul. Por causa da deficiência visual de Bocelli, não foi possível mostrar os retratos. Então, Gabriel e seu parceiro, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para os deficientes visuais.

A mostra ficará em cartaz no MHSC entre 06 de junho e 28 de julho de 2019.

Sobre a técnica

Depois de muito estudo em conjunto com escolas para deficientes visuais na Suíça e utilizando o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a “Tactography™”. Após esculpir a Tactography™ a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador, em várias etapas, o arquivo é enviado a uma impressora STL (stereo-lithography). A estereolitografia é um processo de fabricação aditiva, que funciona focando um laser ultravioleta (UV) em uma cuba de resina de fotopolímero. Com ajuda do software de desenho assistido por computador, o laser UV é usado para formar o desenho na superfície da cuba de fotopolímero. Como fotopolímeros são fotossensíveis sob luz ultravioleta, a resina é solidificada e forma uma camada única da Tactography™ desejada. Esse processo é repetido para cada camada do desenho até completar a Tactography™. Após a impressão, a tela recebe um spray branco, assegurando que ela também possa ser apreciada como arte por uma pessoa sem deficiência visual que a veja de longe. Em luz difusa, os observadores ficarão intrigados, sem saber se estão vendo uma imagem com sombras pintadas ou um relevo tridimensional.

Sobre o idealizador

Gabriel Bonfim nasceu em 15 de fevereiro de 1990 em São Paulo e revelou o amor pela arte desde cedo. Como fotógrafo de moda, desenvolveu sua habilidade profissional e técnica. Depois de alguns anos de aprendizado e viagens foi para a Suíça onde, juntamente com o entusiasta da arte e fotografia, Thomas Kurer, fundou a Gabriel Bonfim Collection. Em outubro de 2016, Gabriel Bonfim teve a oportunidade de mostrar a Tactography™ pela primeira vez a um grande público no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Na ocasião, foi exibida uma série de doze retratos do renomado tenor Andrea Bocelli, bem como uma série de nove retratos do jovem bailarino Denis Vieira, ambas em Tactography™. Além disso, pode ser vista uma pequena seleção de retratos coloridos e em preto e branco. A exposição foi visitada por 2.570 pessoas em 10 dias.

Serviço:
Mostra A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography ™
Visitação: 06/06 a 28/07
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Local: MHSC/Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 06/06/2019 até 28/07/2019
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda