FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos

senhordospassos
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
19/04/2019
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

Com mais de 20 anos dedicados à arte, à religiosidade e à cultura popular da Ilha de Santa Catarina, o casal de artistas Osmarina e Paulo Villalva apresenta sua obra, desta vez, no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), com sede no Palácio Cruz e Sousa.  A mostra "Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos", que fica em cartaz entre os dias 4 de abril e 30 de maio, faz uma representação dos tradicionais atos que compreendem o cortejo da Procissão do Senhor dos Passos, com peças de cerâmica de, em média, 25cm de altura. A exposição também faz parte das comemorações pelos 40 anos do MHSC e da  Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Composta por mais de 150 figuras, quatro placas em cerâmica sobre madeira (39x49cm), além de uma placa em madeira (92x70) representando a Catedral e um tapete com motivos religiosos confeccionado artesanalmente pelos artistas com materiais não perecíveis, como areia colorida, pedriscos e serragem coladas sobre tecido de juta, a exposição aborda o maior evento religioso de Florianópolis, que completa 253 anos em 2019.

Por sua importância religiosa e cultural, e estando entre os maiores eventos de fé do Brasil, a procissão Senhor dos Passos é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 e, desde 2018, é Patrimônio Cultural do Brasil. Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu pelo reconhecimento dessa importante celebração para a cultura nacional. A decisão aconteceu durante a reunião do colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Serviço:

O quê: Exposição "Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos"
Quando: de 4 de abril a 30 de maio de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), Palácio Cruz Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 5 inteira e R$ 2 meia-entrada. Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias de turismo. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 04/04/2019 até 30/05/2019
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda