FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição Matéria de Memória

foto-materiamemoria
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
28/03/2019
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - 102 - R. Ten. Silveira, 60 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-102
Brasil

A exposição “Matéria de Memória”, do fotógrafo Cláudio Brandão, que integra a programação do 6º Floripa na Foto – Festival de Fotografia, estará em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) entre esta sexta-feira, 8 de fevereiro, e o dia 31 de março.As imagens, produzidas em 2009 e 2015, mostram dois ensaios realizados no prédio da Fábrica de Bordados Hoepcke, desativada em 1979. O primeiro ensaio está ligado à moda, em uma parceria entre o curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a empresa. Em um segundo momento, no ano de 2015, Brandão criou imagens a partir do prédio e do maquinário, poucos dias antes da retirada das máquinas para preparar o imóvel para a construção de um edifício residencial.

O trabalho do fotógrafo vai além do testemunho dos últimos momentos dessa parte da planta industrial da capital catarinense. Para Cláudio Brandão, as fotografias desta exposição integram a memória de uma Florianópolis onde ele passou boa parte da sua infância, entre o som das máquinas, das bordadeiras e da Hasselblad. A fábrica de bordados, a de gelo e a de pregos faziam parte do caminho diário do fotógrafo.  As fotos evidenciam a paixão do fotógrafo pela História, revelando algo poético na realidade áspera das engrenagens entrelaçadas com a presença mágica de uma sombra rendada. As imagens escolhidas para esta exposição apresentam uma reflexão sobre a trajetória da cidade e do fotógrafo, relembrando o som do maquinário que marcou a Florianópolis da década de 1970.

SERVIÇO:

Exposição “Matéria de Memória”

Visitação: de 08 de fevereiro a 31 de março, de terça a sexta-feira: das 10h às 18h. 
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.

Classificação indicativa: Livre

Local: Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis.

Conversa com o autor: dia 22/03 às 19h.

Ingressos:

Inteira: R$ 5. Meia-entrada, mediante comprovação, para estudantes; menores de 18 anos; doadores de sangue registrados em hemocentros de Santa Catarina; professores exercendo docência nos níveis infantil, fundamental e médio: R$ 2. Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias turísticos. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 08/02/2019 até 31/03/2019
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda