FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Festival Cinema Negro de Santa Catarina

Festival-de-Cinema-Negro-de-SC
Categoria :
CIC
Data:
06/11/2019
Local
Sala de Cinema do CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Brasil

Criado pelo programa Cinemática Temas Transbordantes, em parceria com Movimento Negro Periférico, Projeto É Da Nossa Cor e Coletivo Pele, o Festival Cinema Negro de Santa Catarina tem sua primeira edição de 4 a 10 de novembro, abrindo o Mês da Consciência Negra em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A curadoria e mediação é do crítico de arte Allende Renck, com produção colaborativa.

O Festival oferece gratuitamente oficinas de teatro e de filmagem de curta-metragem de um minuto sobre representatividade do corpo negro; cursos sobre arte negra e resistência política; debates sobre branquitude e conversas após cada filme exibido. O Festival apresenta seis longas-metragens seguidos de debate com convidadas, relacionados aos temas de racismo estrutural, negritude, feminismo, diversidade, empreendedorismo e políticas culturais.

Também será exibida Mostra Competitiva de curtas-metragens, com filmes escolhidos por inscrição de todo país. O júri oficial da Mostra Competitiva é formado por Bia Silva, mulher negra egressa do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sarah Motta, atriz do Coletivo NEGA de teatro; e o crítico de arte Allende Renck.

A oficina de teatro com o tema Elaborações do Corpo Negro será ministrada pela doutora em teatro Julianna Rosa e o ator Leandro Batz. A oficina de filmagem O Minuto que Foi será ministrada pelo cineasta cubano e mestrando em Letras na UFSC, Yasser Socarrás, e vai produzir cinco curtas de um minuto cada, com câmera de celular, sobre o tema "representatividade".

No sábado, a programação será para crianças, com o apoio da Mostra de Cinema Infantil, através do Cineclube Infantil, a partir das 16h, seguido de apresentação dos grupos infantis do Projeto É Da Nossa Cor, do Monte Serrat, organizado pela psicóloga Mathizy Pinheiro, e das crianças do Grupo Mittos, do Morro da Queimada.

Toda a programação é gratuita e o Festival Cinema Negro conta com apoio do Institu Français, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Cineclube Unisul, Mostra de Cinema Infantil, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Instituto Vilson Groh, em parceria com Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura.

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2377817022533984/

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

Dia 4 de novembro (segunda-feira):

18h: Apresentação do Festival com a equipe de produção e homenagens 
Local: Cinema do CIC

19h: Mostra de longa-metragem, com a exibição do filme Abolição (Direção: Zózimo Bulbul / Ano: 1988)
Sinopse: Documentário sobre os 100 anos de abolição da escravatura no Brasil. O ator e diretor brasileiro Zózimo Bulbul é um dos ícones negros dos anos 60 por suas interpretações na TV e no cinema. Ele foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, Vidas em Conflito, foi um dos principais atores do Cinema Novo e é um dos poucos cienastas negros brasileiros. Zózimo Bulbul dirigiu filmes importantes, infelizmente mais conhecidos no exterior do que no Brasil, que militam pelo reconhecimento cultural e pelo espaço dos negros na mídia. Abolição, programado em Toulousse, filme que marcou o centenário da Abolição da Escravatura, acumula prêmios em festivais internacionais até hoje.
Local: Cinema do CIC

21h: Conversa sobre sistema prisional, racismo estrutural e como revolucionar as relações raciais na sociedade
Com: Claudia Aguiyrre (cineasta e pesquisadora) e Allende Renck (mediador).
Local: Cinema do CIC

Dia 5 de novembro (terça-feira):

16h: Debate Cinema Negro 
Local: Espaço Lindolf Bell 2 - CIC

18h: Mostra de longa-metragem, com a exibição do filme Ela Quer Tudo (Direção: Spike Lee / Ano: 1986 / Duração: 84 min / Classificação indicativa: 14 anos / Legendado)
Sinopse: Primeiro longa de Spike Lee, rodado em uma semana no Brooklyn com verba mínima, como conclusão do curso de cinema em NY, Ela Quer Tudo é sobre a vida amorosa e sexual de Nola Darling, artista plástica do Brooklyn.
Local: Cinema do CIC

21h: Conversa sobre feminismo, feminilidade e negritude
Com: Fênix Lua (mestranda em Letras/UFSC, pesquisadora de feminismo gênero no cinema, organizadora do projeto Cinema Mundo) e Allende Renck (mediador). 
Local: Cinema do CIC

Dia 6 de novembro (quarta-feira):

16h: Oficina de teatro: Elaborações do corpo negro 
Com Julianna Rosa e Leandro Batz 
Local: Espaço Lindolf Bell 2 - CIC

18h: Mostra Competitiva de curtas-metragens (programação em breve)

Dia 7 de novembro (quinta-feira):

16h: Debate Cinema Negro
Local: Espaço Lindolf Bell 2 - CIC

18h: Mostra de longa-metragem, com a exibição do filme Makala (Direção: Emmanuel Gras / Países: Congo e França / Ano: 2017 / Duração: 97 min / Classificação indicativa: 12 anos / Legendado)
Sinopse: Primeiro documentário a ganhar prêmio da Semana de Crítica do Festival de Cannes (em júri presidido por Kleber Mendonça Filho, em 2017), o filme é sobre um jovem morador de um vilarejo no Congo não tem muito a oferecer à sua família, mas está disposto a dar tudo de si para oferecer-lhes um futuro melhor e com mais oportunidades. Na jornada para vender os frutos do seu próprio trabalho, ele aprende uma importante lição sobre a vida, a perseverança e o valor da família.
Local: Cinema do CIC

20h: Conversa sobre Políticas Culturais e Afroempreendedorismo - Apresentação da Primeira Edição ExpoAfro SC
Com: Hudson Pereira, Téissa Marcos, Kim Isac. Mediação: Giselle Marques (arte-educadora/ escritora e coordenadora da Rede Nacional de Afroempreendedorismo em SC).

Dia 8 de novembro (sexta-feira):

16h: Debate sobre Branquitude e Relações Interraciais
Com: Lia Vainer Schucman
Local: Sala Lindolf Bell 2 - CIC

17h: Oficina de filmagem Minuto Que Foi
Tema: Representatividade Negra no Audiovisual
Com Yasser Socarrás

18h: Mostra de longa-metragem, com a exibição do filme Temporada (Direção: André Novais Oliveira / País: Brasil / Ano: 2018 / Duração: 72 min / Classificação indicativa: 12 anos)
Sobre: Estreia em Santa Catarina de filme premiado no Festival de Locarno, na Suíça, e Melhor Filme no 51º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. 
Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.
Local: Cinema do CIC

20h: Conversa com produtor cultural Babyton Santos e convidado(a)s.


Dia 9 de novembro (sábado):

14h: Curso O Grito do Negro Mudo: Arte Negra como Resistência Política 
Com Allende Renck
Local: Espaço Lindolf Bell 2 - CIC

15h: Oficina Minuto Que Foi, com Yasser Socarrás

16h: Cineclube Infantil - Especial Cinema Negro, com sessão de curtas-metragens nacionais
Local: Cinema do CIC

17h: Apresentação do Grupo infantil Projeto É Da Nossa Cor e Projeto Mittos 
Local: Cinema do CIC

18h30: Performance com artista Beatriz N.
Local: Cinema do CIC

19h: Mostra de longa-Metragem, com a exibição do filme Eu Não Sou Seu Negro (Direção: Raoul Peck / Países: EUA, Suíça, França e Bélgica / Ano: 2017 / Duração: 94 min / Classificação indicativa: 12 anos)
Sinopse: Vencedor do Oscar, o documentário do cineasta haitiano Raoul Peck é sobre o escritor James Baldwin, que deixou, antes de falecer, uma carta para o seu agente sobre sua intenção de terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
Local: Cinema do CIC

21h: Conversa sobre intelectualidade negra
Com: Allende Renck (mediação); Giselle Marques (arte-educadora, escritora e coordenadora da Rede Nacional de Afroempreendedorismo em SC); Cíntia Cardoso (doutoranda em Estudos de Branquitude na Educação Infantil); Vera Marques Santos (coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros - Neab e o LabEdusex / Udesc).

Dia 10 de novembro (domingo):

15h: Cerimônia de premiação dos curtas-metragens, com exibição do filme premiado

16h: Mostra Especial: SLAM: Voz de Levante (105min)

17h30: SLAM org. DKG

18h30: Exibição dos curtas de um minuto da Oficina de Filmagem

19h: Mostra de longa-metragem, com exibição do filme Moonlight (Direção: Barry Jenkins / País: EUA / Ano: 2017 / Duração: 72min / Classificação indicativa: 16 anos)
Sinopse: Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem. Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017.
Local: Cinema do CIC

21h: Debate sobre Masculinidades, Saúde Mental e Sexualidade na Negritude a partir do filme de Jenkins, com Elaine Sallas

22h: Encerramento do Festival

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 04/11/2019 até 10/11/2019
    Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda