FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Oficina de Encadernação

caderno-mos-folhas-menor
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
17/10/2019 15:00
Local
Biblioteca Pública de Santa Catarina - R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil

A Biblioteca Pública de Santa Catarina promoverá no dia 17 de outubro, às 15h, uma Oficina de Encadernação. O objetivo é ensinar os participantes a produzirem um livreto em encadernação Japonesa de quatro furos.

Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente na Biblioteca Pública, pelos telefones (48) 3665-6422 e 3665-6420 ou, ainda, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão oferecidas 15 vagas para pessoas a partir de 12 anos de idade.

A Oficina será ministrada pela facilitadora Rita Cunha. O participante aprenderá a fazer um livreto em encadernação Japonesa, que é uma encadernação tradicional, de simples execução e de muita graciosidade e apresentada em muitas variações. A técnica apresentada é uma das mais difundidas, que é a de quatro furos, a qual foi desenvolvida em homenagem ao imperador da dinastia QING (1644-1912), e denomina-se KokiToji, cujo significado é Encadernação Nobre. A encadernação japonesa une blocos de folhas sem dobras conjuntamente com as capas de uma única vez.

Ao participante serão apresentados a técnica de costura e os materiais para serem utilizados na produção do folheto. O modelo proposto de costura é exposta e compõe um tipo de encadernação flexível na qual cordão, linha, fita palha etc. ficarão expostos na altura do livreto. Serão apresentados os instrumentos necessários, em particular, agulhas e o papel, para que o participante possa fazer suas escolhas em futuras criações.

Material necessário:
Papel tipo sulfite uma resma de papel cortada em quatro (em cruz);
1 Agulha para cada participante;
Cordão, fita, linhas variadas;
4 Folhas de cartolina Color Plus;
1 Tesoura;
Lápis;
Tesoura;
Régua 30 cm.

O participante deve trazer:
1 Agulha de costura número 2;
1 Lápis;
1 Régua.

Sobre a facilitadora

Rita Cunha é especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2013) com graduação em Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade Estácio de Sá/RJ (2010) e cursos de Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro/ABER/SP (2001). Na área da educação possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP/SP (2006) e Graduação em Pedagogia/Supervisão Escolar pela
Universidade Federal de Alagoas/UFAL (1989). Seus interesses estão voltados a trabalhos de Conservação e Restauro do Patrimônio Documental em papel, a conservação preventiva em suporte papel e aPatrimônio Artístico e Cultural em geral. Foi Coordenadora Técnica do Projeto de Restauro e Conservação do Acervo do Instituto Meyer Filho, em Florianópolis/SC. Em 2017 ministrou capacitação de
Encadernação para Conservação na Biblioteca Pública do estado de Santa Catarina. Atualmente é aluna de Arquivologia na UFSC, bolsista de extensão na Oficina de Conservação de Acervo Bibliográfico da CIN/UFSC onde atua como instrutora.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 17/10/2019 15:00

Fornecido por iCagenda