FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A exposição Múltiplos apresentará os desdobramentos desse conceito nas artes visuais: múltiplos são trabalhos artísticos produzidos com uma tiragem limitada. Aqui, a ideia do original é substituída pela de série e de reprodução. Com isso, amplia-se a possibilidade de aquisição e da formação de coleções. A exposição, que também busca fomentar a prática do coleccionismo, traz 45 artistas de diversas partes do mundo que estarão em cartaz junto aos cinco múltiplos produzidos especialmente para as páginas do jornal Notícias do Dia.
 
A abertura será no dia 16 de dezembro, às 19h, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles. No mesmo dia, às 18h, acontece a conversa com a editora do caderno Plural do jornal Notícias do Dia e co-curadora da exposição, Dariene Pasternak, a artista e curadora da exposição, Letícia Cardoso, a galerista Myrine Vlavianos e a pesquisadora, professora e colecionadora Regina Melim.
 
A exposição possui dois módulos. O primeiro, intitulado ao correr da máquina, inspirado em texto de Clarice Lispector sobre o hábito de escrever para jornais, é uma parceria entre o Museu Victor Meirelles, o jornal Notícias do Dia e o Clube do Múltiplo da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles. Sempre às terças-feiras, nos dias 22, 29 de dezembro de 2015 e 5 de janeiro de 2016, serão publicados trabalhos especialmente realizados para as páginas impressas do jornal. Os(as) artistas convidados(as) são Letícia Cardoso e Alexandre Sequeira (dia 22 de dezembro), Fran Favero e Raquel Stolf (dia 29 de dezembro) e Franzoi (dia 5 de janeiro). 
 
O segundo módulo, intitulado Múltiplos em coleção, apresenta trabalhos artísticos de coleções públicas, como a do próprio Museu Victor Meirelles, que exibirá obras de Carlos Scliar, Leonilson e Waltércio Caldas, e de coleções particulares de Célia Faria, Lucila Vilela, Myrine Vlavianos, Regina Melim e Ylmar Corrêa Neto. 
 
A mostra é uma realização conjunta da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, do Jornal Notícias do Dia e do Museu Victor Meirelles e ficará em cartaz até o dia 20 de fevereiro ou em data anterior a ser definida, tendo em vista a possibilidade do início das obras do projeto de ampliação e revitalização do Museu Victor Meirelles, previstas para o início de 2016. As visitações são de terça a sexta-feira, das 10 às 18h e aos sábados, das 10 às 14h. A entrada é gratuita. Visitações mediadas podem ser agendadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 48 3222-0692.
 
Na fotografia: Man Ray, Cadeau, 1921, (edição de 1974), Ferro, 16,5 X 10 X 8cm, Coleção Particular

Fonte: Museu Victor Meirelles