Abrindo o mês da consciência negra e iniciando suas atividades relativas à Década Internacional dos Afrodescendentes, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove o Seminário Internacional Presença Afrodescendente na América Latina, nos dias 4 e 5 de novembro de 2015.

Realizado através de uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Comitê Cientifico do Programa Rota do Escravo: resistência, liberdade e patrimônio, o seminário tem como objetivo apresentar um panorama sobre a mobilização da população de origem africana em alguns países do continente, assim como discutir iniciativas brasileiras e latino-americanas nas áreas de educação e promoção da igualdade racial.

4/11 - quarta-feira

8h30min Recepção de boas-vindas/Inscrições

9h Abertura

9h30min Painel I - Populações afrodescendentes na América Latina: experiências nacionais

Coordenação:  Diretor de Pesquisas Sociais da Fundaçao Joaquim Nabuco – Luis Romani de Campos
Painelistas: Prof. Dra. Ana Frega (Universidad de la República Uruguay); Prof. Dra. Claudia Mosquera (Universidad  Nacional de Colombia); Prof. Dr. Milton Guran (Universidade Federal Fluminense- Brasil)

14h Painel II - Populações afrodescendentes na América Latina: experiências nacionais

Coordenação: Pesquisadora da Diretoria de Pesquisas da Fundaçao Joaquim Nabuco: Rosalira Oliveira
Painelistas: Prof. Dra. Maria Elisa Velázquez (Instituto Nacional de Antropología e Historia – Inah, México)

16h Mesa-redonda: Cultura e afirmações identitárias no Brasil

Coordenação: Diretor de Formação e Desenvolvimento Profissional da Fundação Joaquim Nabuco
Movimentos Sociais Negros: constituição, reivindicações e conquistas, Prof. Dr. Petrônio Domingues (Universidade Federal de Sergipe)
Memória e Patrimônio, Profa. Dra. Cibele Barbosa (Fundação Joaquim Nabuco)
Políticas Públicas de Inclusão, Prof. Dr. Moisés Santana (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

17h30min Fundação Joaquim Nabuco - Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola: Prof. Dr. Joanildo Burity (Diretor de Formação e Desenvolvimento Profissional da FUNDAJ)

Exposição dos banners com os trabalhos de conclusão dos alunos.

5/11 - quinta-feira

9h Mesa-redonda: Educação e relações étnico-raciais no Brasil: narrativas de experiências

Coordenação: – Coordenadora Geral de Estudos da História Brasileira - CEHIBRA
Laboratório de Estudos Africanos – LEÁFRICA: Prof. Dra. Mônica Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Mestrado Profissional em Historia da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas: Prof. Dr. Cláudio Orlando Costa do Nascimento (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Licenciatura em Estudos Afro-brasileiros: Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (Universidade Federal do Maranhão)
Programa LABdidática: Laboratório de Acervos e Materiais Didáticos: Dra. Sylvia Couceiro (Fundação Joaquim Nabuco)

11h Exibição do Documentário: “Trocas Atlânticas” produzido pelo LABdidática/Massangana Multimídia – FUNDAJ. Apresentação Cynthia Falcão

14h Painel III: A Década Internacional dos Afrodescendentes: desafios e perspectivas – Maria Elisa Velázquez - Presidenta do Comitê Científico Internacional do Programa A Rota do Escravo: resistência, liberdade e patrimônio.

Coordenação: Rosalira Oliveira (Fundaj)

16h Visita ao Museu do Homem do Nordeste

17h Encerramento

O evento terá transmissão ao vivo através desse endereço: video.rnp.br/portal/