A Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, está com duas exposições abertas à visitação gratuita em seus espaços: Autorretrato, de Lilian Barbon, de 28 de maio a 26 de junho no Espaço 2; e Haiti Bombagai, de Radilson Carlos Gomes, até 12 de junho.

Autorretrato

A Fundação Cultural Badesc abre a partir das 19h do dia 28 de maio, no Espaço 2, a exposição Autorretrato, de Lilian Barbon, uma série de autorretratos fotográficos produzidos pela artista nos últimos anos. “Os grandes painéis por certo irão gerar grande reflexão e desconforto ao público tendo em vista que utilizo a fotografia como se fosse um espelho sobre o qual é possível criar e recriar o próprio corpo seja ele deformado, multiplicado ou fragmentado”, explica.

Mestre em Artes Visuais pela UDESC, onde fez também sua graduação, investiu ali grande parte de seus dias dentro do laboratório fotográfico, descobrindo as nuanças que a fotografia apresenta. “Aos poucos, compreender a fotografia tornou-se um desafio que logo se transformou em paixão”, confessa a artista. “Utilizei incessantemente meu corpo como objeto de minhas primeiras imagens, por ser o mediador mais próximo de minha expressão e comunicação criativa com o mundo. De fato, o corpo humano sempre foi minha grande paixão. Ter um corpo presente, de maneira rápida e precisa, sem a intervenção do outro, tornou-se, a princípio, a maneira mais rápida e prática para expressar minhas ideias”.

Haiti Bombagai

A exposição é um conjunto de 39 fotografias produzidas em 2011, um ano após o terremoto que assolou aquele país e que resultou em pelo menos 100 mil mortos e mais de três milhões de atingidos.

“A exposição se construiu no processo de gente olhando gente e formando imagens que falam por si mesmas. Essa exposição se resume a uma palavra: bombagai: sangue bom, gente boa, coisa boa. É um verdadeiro agradecimento, um dizer imagético de um fotógrafo que se alimentou pelo afeto do povo haitiano”, destaca Radilson, que é fotógrafo desde 1986.

Radilson foi para o Haiti integrando uma equipe multidisciplinar do Itamaraty e do Ministério da Saúde, que a convite do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU), participou de um acordo de cooperação técnico científico Brasil-Haiti com o objetivo de redução da violência contra a mulher naquele país.

SERVIÇOS:

O quê: abertura da exposição Autorretrato, de Lilian Barbon