Em reunião ordinária do último dia 19/04, a Câmara de Vereadores de Concórdia fez uma homenagem ao "Senhor das Máquinas", Ângelo Spricigo, pela criação do Museu de Máquinas de Costura. Spricigo comemorou 98 anos no dia 24 de abril, e demonstra muita vitalidade e disposição para continuar trabalhando diariamente, dez horas por dia, em sua oficina.

Seu Spricigo foi sapateiro e pedreiro por 25 anos e se orgulha em dizer que nunca tirou férias e sempre gostou e ainda gosta do que faz. A vontade de colecionar máquinas de costura começou em 1997, quando sua esposa Maria de Oliveira Spricigo faleceu. Dona Maria tinha em sua casa duas máquinas de costura que eram utilizadas para o conserto de roupas apenas da família. As duas máquinas que ficaram guardadas como lembrança de seu casamento se tornaram um bom passa tempo para seu Spricigo que gostou da ideia e acabou virando um colecionador de máquinas.

Hoje, o número de peças que fazem parte do acervo é de 874, sendo que apenas 40 não estão funcionando. Para a primeira exposição, seu Spricigo escolheu detalhadamente 25 máquinas, que estarão expostas para a visitação da comunidade em seu Museu localizado na Rua Anselmo Fontana nº 346.

Fonte: Câmara de Vereadores de Concórdia