FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga o calendário de oficinas do Programa de Capacitação Museológica para 2013. As inscrições para o Módulo 1, a ser realizado em julho nas cidades de Laguna, São Bento do Sul, Piratuba e São Carlos, já estão abertas. Confira o link abaixo.

Por conta das mudanças que ocorreram nos municípios após o pleito eleitoral será ofertado novamente o Módulo 1 do PCM, oportunizando essa oficina para aqueles que não participaram do início da formação continuada. Os interessados deverão escolher uma das cidades definidas para acolher as oficinas, disponíveis no cronograma abaixo.

As inscrições para o Módulo 4 serão abertas em breve. Em cada cidade serão ofertadas 35 vagas gratuitas, priorizando a ordem de chegada da inscrição.

Módulo 1: Gestão e planejamento museológico
Ementa: Museu: dinâmica do conceito. Diferentes tipologias de museus. O museu e suas funções. Nova Museologia. Legislação vigente para a área museal. Política Nacional e Estadual de Museus. Importância, vantagens e limites do plano museológico. Metodologia para elaboração e implantação do plano. Missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de público-alvo e parceiros institucionais. Avaliação do plano museológico: Legalização, legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno.
15 e 16 de julho: Laguna
18 e 19 de julho: São Bento do Sul
22 e 23 de julho: Piratuba
24 e 25 de julho: São Carlos

>> INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Módulo 4: Conservação de acervos e gestão de riscos
Ementa: Os museus e suas funções. Conceitos de preservação, conservação e restauração. Procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte. Política de conser¬vação de acervos. Ações preventivas para roubos, furtos, incêndio e vandalismo (plano de segurança). O edifício e seu planejamento espacial visando a segurança do acervo e das pessoas. Diagnósticos e mapeamento das áreas de risco dos museus. Capacitação e sensibilização dos funcionários.
01 e 02 de agosto: Tijucas
13 e 14 de agosto: São Miguel do Oeste
15 e 16 de agosto: Caçador 
27 e 28 de agosto: Sombrio
29 e 30 de agosto: São Joaquim
10 e 11 de setembro: Corupá
12 e 13 de setembro: Taió

Mais informações:
Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
(48) 3953-2374

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC