FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu de História e Arte de Chapecó promove, em seu Espaço Comunidade, a exposição Verdão do meu coração, em homenagem aos 40 anos da Associação Chapecoense de Futebol. A mostra resgata a história da ACF e suas conquistas, consolidando a forte relação da Associação com a história de Chapecó e de sua gente. A visitação segue aberta até 10 de maio de 2013.

Há 40 anos, um grupo de desportistas chapecoenses se uniu para discutir a reativação do cenário futebolístico em Chapecó, pensando a estruturação de um time profissional. Existiam na cidade, nesse período, saudosos clubes amadores como o Atlético Clube Chapecó, o Guairacá Futebol Clube e o Independente Futebol Clube. A partir de reuniões realizadas no almoxarifado do DER e na porta de uma loja de confecções na Avenida Getúlio Vargas, resolveu-se unir os remanescentes dos antigos clubes Atlético Chapecó e Independente Futebol Clube para a fundação de uma nova equipe. Assim, nascia no dia 10 de maio de 1973, a Associação Chapecoense de Futebol. Hoje, o clube representa, na primeira divisão do futebol profissional, não só sua cidade sede, mas toda a região Oeste de Santa Catarina.

Nesses 40 anos de história, a Chapecoense conquistou 04 Campeonatos Estaduais (1977, 1996, 2007 e 2011), 1 Copa Santa Catarina (2006), 3 participações na Copa do Brasil (2008, 2010 e 2012), Ascensão para a Série C do Campeonato Brasileiro (2009), e no ano de 2013, disputará a Série B do Campeonato Brasileiro, estando assim, entre os 40 principais clubes no certame Nacional.

Com o apoio do clube e de torcedores parceiros da ACF, o Museu de História e Arte de Chapecó reuniu, nesta exposição, um acervo de materiais simbólicos que representa determinados aspectos da atuação do time ao longo de sua história, que deve ser sempre compreendida como parte da própria história de nossa cidade.

Fonte: Secretaria de Cultura de Chapecó