No mês que homenageia as mulheres, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) propõe discussões a respeito da questão de gênero e o papel da mulher na sociedade contemporânea. Por isso, na quinta-feira (10), às 19h30, será realizada a live “Narrativas e reflexões sobre mulheres”. O encontro virtual também marca o encerramento da exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, em cartaz até o dia 12 de março.

O objetivo é trazer ao público, por meio de proposições de pesquisadoras, algumas reflexões, problematizações e questionamentos a respeito de temas que envolvem o gênero feminino e seus desdobramentos e transbordamentos na atualidade.

A live será transmitida pela página do MHSC no Facebook.

Convidadas:

- Adriana Martinez

- Daiane Dordete S. Jacobs

- Edla Zim

- Kellyn Batistela,

- Mara Rúbia Sant'Anna

Sobre as participantes:

:: Adriana Martinez: doutoranda em Teatro (PPGT-Udesc); Mestre em Teatro (PPGT- Udesc); Especialista em Moda: Criação e Produção de Moda (2004); Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Udesc (1995). Professora efetiva do Curso de Bacharelado em Design de Moda (Udesc) nas disciplinas de Desenho de Moda e Ilustração.

:: Daiane Dordete Steckert Jacobs: professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc. Doutora e Mestra em Teatro pela Udesc. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (Unespar). Diretora Geral do Centro de Artes da Udesc (2021-2025).

:: Edla Zim: natural de Tubarão (Santa Catarina). Formação acadêmica: Relações Públicas, Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda e Administração. Pós-graduada em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Atuou como palestrante motivacional na área comportamental. Formada em Contação de Histórias, cronista e escritora infantojuvenil.

:: Kellyn Batistela: artista, pesquisadora, educadora. Graduada em Artes Visuais (Udesc) e Letras Português-Francês (Ufsc), mestre em Teoria Literária (UFSC) e doutora em Artes Visuais (Udesc). Foi bolsista Fapesc durante a chancela de seu doutoramento. Sua prática artística recorre a um trabalho minucioso de escuta e coleta, de afetos e atritos pela ação colaborativa de mulheres, de diferentes gerações, que partilham fala e silêncio a respeito da educação sexual, circunscrita ao espaço doméstico das relações entre mãe e filha.

:: Mara Rúbia Sant’Anna: professora da Udesc, membro permanente do PPGAV, doutora em História com Pós-doutoramento e artes visuais pela UFRJ – Belas Artes. Publicação mais recente: O Jovem Victor Meirelles: tempos, traços e trajes, 2021.

 cartaz live mhsc mulheres