A partir do dia 18 de março, às 19h, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a exposição "Entre o tecido urbano e as imaginações costeiras", com curadoria de Kamilla Nunes. Visitação gratuita até o dia 27 de setembro de 2026.
A exposição apresenta vídeos que documentam três ações artísticas realizadas em Florianópolis entre 2024 e 2025 pelos grupos Impossibilidade de Esgotamento e Desvio, idealizados e coordenados pela curadora Kamilla Nunes. As obras revelam experiências que investigam a cidade e a paisagem litorânea como campos de experimentação artística, propondo intervenções sutis no espaço público e no cotidiano.
A ação “Imaginações Costeiras” transformou a praia do Pântano do Sul em uma superfície expositiva provisória. Por meio de lambe-lambes, suportes frágeis e gestos mínimos, os artistas estabeleceram uma relação direta com a planície costeira, ativando o espaço da praia como lugar de experimentação e encontro entre arte, território e natureza.
Já “Infiltração” aconteceu como uma caminhada coletiva pelo centro de Florianópolis, funcionando como o segundo ato de uma proposição iniciada em Laguna. Partindo da observação das pausas, aglomerações e escutas que atravessam diariamente a cidade, o grupo realizou pequenas intervenções no tecido urbano. As ações surgiram como infiltrações discretas que tensionam arquitetura, memória e vida cotidiana, revelando outras formas de habitar e perceber o espaço urbano.
A terceira ação, “Estar aqui de paisagem”, teve como cenário a praia da Joaquina. O processo artístico partiu da ideia de que “estar aqui” também significa tornar-se paisagem de si mesmo. No encontro com o outro, os participantes criaram espaços de potência e experimentação, territórios simbólicos onde o chão é instável, e justamente por isso fértil para o surgimento do novo. Nessa perspectiva, a paisagem aparece como lugar de resistência, fuga das formas rígidas e abertura para o pensamento em movimento.
Ao reunir os registros dessas três experiências, a exposição convida o público a refletir sobre a arte como prática de deslocamento e sensibilidade, capaz de ativar paisagens, percursos e encontros inesperados entre corpo, cidade e natureza.
Serviço:
O quê: Exposição "Entre o tecido urbano e as imaginações costeiras"
Abertura: 18/3/2026, às 19h.
Visitação: até 27/9/2026. De terça a sexta-feira, das 10h às 21h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Fornecido por iCagenda