O Centro Integrado de Cultura (CIC) receberá, de 30 de outubro a 2 de novembro, parte da programação do Festival Latino-americano de Cinema Ambiental (FLACA), que promete uma imersão no cinema, no meio ambiente e no diálogo entre arte e sociedade. Além do CIC, o evento ocorrerá também no Bugio Centro e no bairro do Rio Vermelho, reunindo filmes, debates e atividades formativas. A entrada é gratuita.
A programação no CIC contará com quatro sessões de cinema, exibindo produções latino-americanas, cada uma seguida de debate com convidados especiais, como cineastas, pesquisadores, ativistas e lideranças comunitárias, estimulando o público à troca de ideias e reflexões sobre os temas abordados. Idealizado por uma equipe artística com ampla experiência em cineclubes e festivais internacionais, o FLACA nasce do desejo de levar o cinema também a territórios com pouca oferta cultural, aproximando a sétima arte das comunidades e fomentando novas formas de ver e pensar o mundo. Assim, como colocando no maior espaço cultural da cidade debates importantes sobre sociedade e meio ambiente.
Programação no CIC:
30/10/2025 (quinta-feira)
Local: Sala Multimídia do MIS/SC
Horário: 19h
Filme: Pedra Vermelha Direção: Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A ameaça de dilúvio do Rio Uruguai pela construção de grandes hidrelétricas deu início a um movimento de resistência nos anos 80 que virou símbolo de mobilização popular. Em mais de 40 anos de luta, moradores arrancaram marcos e impediram que técnicos e engenheiros das empresas de energia chegassem em suas comunidades. A Barragem de Itapiranga não foi construída e o rio Uruguai se mantém vivo no último trecho antes da Argentina. Uma pedra no caminho dos projetos de exploração hidrelétrica no Sul do Brasil.
31/10/2025 (sexta-feira)
Local: Sala Multimídia do MIS/SC
Horário: 19h
Filme: Karuara La Gente Del Rio
Direção: Stephanie Boyd, Miguel Araoz Cartagena
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Diante de um genocídio cultural, um grupo de mulheres indígenas do Peru entra com uma ação judicial inovadora exigindo que o governo reconheça o Rio Marañón, que deságua na Amazônia, como uma pessoa com direitos, a fim de proteger o mundo de espíritos poderosos liderados pelos Karuara.
01/11/2025 (sábado)
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach
Horário: 19h
Filme: La Raiz del Olivo
Direção: Sergio M. Eguino Viera
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Cinco palestinos que vivem longe de sua terra natal relatam suas experiências diante da escalada do genocídio e da ocupação israelense, que já dura mais de 76 anos. A distância, Watan, Omaima, Murid, Baylasan e Bassel compartilham histórias de luta, perda e esperança. Por meio de suas cartas, de suas vidas cotidianas e de suas memórias, entrelaçadas com a impotência de estarem longe, eles expressam sua fé inabalável em um futuro livre para a Palestina, sempre com o apoio constante de Cuba, seu país anfitrião.
02/11/2025 (domingo)
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach
Horário: 19h
Filme: Mundurukuyü, a floresta das mulheres peixe
Direção: Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Munduruku
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Na aldeia Sawre Muybu, às margens do rio Tapajós, Pará, a floresta das mulheres-peixe espelha a mitologia Munduruku, na qual humanos, na origem do mundo, se transformaram em floresta, plantas e animais.
A programação completa do evento pode ser conferida em instagram.com/flacafestival
Fornecido por iCagenda