FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "Dislexia: Quando Arte"

Lagoa_da_Conceição_Lesse_Pierre_Lima
Categoria :
CIC
Data:
14/10/2025 00:00
Local
Sala Lindolf Bell 2 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

A Sala Lindolf Bell 2 do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe, entre os dias 27 de setembro e 16 de outubro de 2025, a Mostra "Dislexia: Quando Arte", um evento internacional em sua 6ª edição, que reúne 33 artistas de 12 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Espanha, Inglaterra, Irlanda, México, Nigéria, Noruega e Portugal), com foco na diversidade das expressões artísticas e na valorização da neurodivergência como potência criativa. 

A edição de 2025 traz como tema a palavra “Engenhocas”, celebrando as invenções visuais, poéticas e sensoriais que nascem das diferenças. A mostra convida o público a mergulhar em obras que propõem outras formas de pensar, construir, expressar e comunicar — desafiando os padrões normativos da linguagem e da arte.

Além da exposição, a programação inclui oficinas criativas, sessões de cine-debate, experiência cênica e atividades interativas, distribuídas ao longo das três semanas de evento. A abertura da mostra acontece na sexta-feira, 27 de setembro, com performance de live painting pelo artista Lesse Pierre, às 19h.

Destaques da programação

Oficinas Criativas

  • 30/09 (terça): Oficina de Criatividade com Alemão Art : Grafite, na Sala Lindolf Bell 2 (CIC), das 18h às 20h

  • 07/10 (terça): Oficina de Criatividade com Lesse Pierre: Leva Tinta!, na Sala Lindolf Bell 2 (CIC), 18h às 20h

  • 14/10 (terça): Oficina de Criatividade com Wós Rodrigues: Reciclando com Arte, na Sala Lindolf Bell 2 (CIC), 18h às 20h

Oficina: Teatro Infantil 

  • 11/10 (sábado): Parlenda, com Paula Gotelip – 16h, na Sala Lindolf Bell 2 (CIC)
    Uma vivência cênica voltada ao público infantil, que parte da relação lúdica entre atriz e crianças. A obra convida os pequenos a embarcar em uma jornada sensível por memórias da infância e experiências com a dislexia, ativando o corpo, a escuta e a imaginação.

 Mostra Audiovisual

  • 02/10 (quinta): Exibição do filme Corpo sem Limites: Desmascarando o Processo (Título original: Boundless Body: Unmasking the Process), de Elizabeth Arifien, seguida de roda de conversa sobre arte e dislexia com Nadine Heisler e Luiza Guerreiro – 19h, na Sala Multimídia do MIS/SC

  • 09/10 (quinta): Exibição do filme MiCal, de Yewweng Ho, seguida de bate-papo sobre educação e dislexia, com Sabrina Barros e Fernanda Arruda – 19h, na Sala Multimídia MIS/SC

  • 16/10 (quinta): Exibição do filme Nômade, de Liz Reis, seguida de bate-papo sobre música e dislexia, com Renato Godá e Nadine Heisler – 19h, na Sala Multimídia MIS/SC 

Todas as atividades da mostra são gratuitas, incluindo sessões de cine-debate, oficinas artísticas e de teatro com crianças. Para garantir vaga nas atividades, é necessário apenas realizar a retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.

A Mostra Dislexia: Quando Arte 2025 propõe ampliar a percepção sobre a dislexia e outras neurodivergências como formas legítimas de ver e transformar o mundo. O evento conta com a realização do Instituto Domlexia, organização que atua na promoção da educação inclusiva e na valorização da neurodivergência como força social.

 
 

Todas as Datas:

  • De 27/09/2025 00:00 até 16/10/2025 00:00
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda