FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "縁 – Em - Laços de Amizade"

laços_de_amizade
Categoria :
CIC
Data:
09/08/2025
Local
Sala Lindolf Bell 1 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

De 8 de agosto a 7 de setembro de 2025, a Sala Lindolf Bell 1, no Centro Integrado de Cultura (CIC), sediará a exposição "縁 – Em - Laços de Amizade", que celebra os 130 anos do tratado Brasil-Japão e os 45 anos da parceria Santa Catarina – Aomori. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A exposição resgata história, cultura e cooperação que uniram catarinenses e japoneses ao longo de décadas. O termo japonês "縁 – Em", significa laços de amizade, conexão, destino, união; e também o conceito central da exposição.

O evento comemora os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão e os 45 anos da parceria entre o Estado de Santa Catarina e a província de Aomori, destacando-se o impacto cultural, econômico e social desse intercâmbio. Em 23 de outubro de 1980, foi assinada a declaração de intercâmbio amistoso entre Santa Catarina e Aomori que, ao longo de mais de quatro décadas, resultou em conquistas importantes. Um dos exemplos mais marcantes é a transformação de Santa Catarina no maior produtor de maçãs do Brasil, inspirada na expertise de Aomori, maior produtora da fruta no Japão. No campo educacional, projetos de intercâmbio cultural aproximaram crianças e jovens catarinenses e japoneses, fortalecendo os laços da amizade.

Aomori, localizada ao norte do Japão é conhecida por suas belas paisagens e produção de maçãs - sua produção representa cerca de 60% do total nacional. O Nebuta Matsuri é o festival mais conhecido da província. Aomori teve participação significativa em momentos difíceis de Santa Catarina, como a ajuda financeira nas enchentes do rio Itajaí. Em 16 de junho de 2025, os governadores Jorginho Mello (SC) e Soichiro Miyashita (Aomori) reafirmaram essa parceria histórica, renovando acordos de colaboração, incluindo o projeto da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), que apoia obras de prevenção a cheias no estado.

A exposição propõe ao público um olhar afetivo e histórico sobre essas relações, destacando como os laços entre Santa Catarina e Aomori, e entre Brasil e Japão, transcenderam fronteiras e se tornaram símbolo de amizade, solidariedade e crescimento compartilhado.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Ao longo do período da exposição, uma série de atividades ocorrerão paralelamente. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 99608-9500. Confira o cronograma abaixo: 

23/08 - 10h - Oficina demonstrativa de Bonsai, com Dilon Faccio
Bonsai é a arte de cultivar árvores em miniatura em vasos.A palavra bonsai (盆栽) vem do japonês e significa literalmente “plantado em bandeja” (bon = bandeja/vaso raso, sai = planta/cultivo).

23/08 - 15h - Encontro com o artista Wagner Kuroiwa

24/08 - 15h - Oficina de Dobradura com Palha de Butiá, com Orlando Setani

27/08 - 14h30 - Oficina Bordado Sashiko, com Marisa Mallmann e equipe

27/08 - 16h - Vivência de vestir yukata - quimono de verão, com Noemia Tokoro

27/08 - 17h - Oficina de Dança japonesa Bon Odori, com grup Shingetsu

29/08 - 14h - Oficina de Mokuhanga - Xilogravura Japonesa, com Ana Barroso Calle 

29/08 - 18h - Performance "A Magia por trás do Tsuru", com Tayna Borges e Julian
"A Magia por trás do Tsuru" é uma performance emocionante que une arte e memória, onde música e palavra se entrelaçam para despertar reflexão e esperança. Tayná Borges e Julian Taina combinam declamação e piano em uma delicada celebração da paz. Na sequência, os músicos Maicy Coelho, Heloíse Testoni e Ramon Gomes interpretam "A Rosa de Hiroshima", uma obra poderosa de Ney Mato Grosso que ecoa como um lamento profundo e um chamado à esperança. Neste momento de relembrança dos 80 anos da bomba atômica, esta sessão artístics nos convida a cultivar o espírito do bem-querer, reconhecendo na diversidade cultural a força vital que nos une contra a destruição, iluminando o caminho para a vida, a resistência e a renovação.

30/08 - 14h - Oficina Paper Kraft, com Yuina Takase

30/08 - 16h - Vamos brincar com argila, com a ceramista Marina Takase

31/08 - 15h - Oficina de Mizuhiki - arte feita com fios de papel de arroz washi, com Sandra Harumi Yagura

Serviço:

O quê: Exposição "縁 – Em - Laços de Amizade"
Visitação: de 8/8 a 7/9/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita

 
 

Todas as Datas:

  • De 08/08/2025 até 07/09/2025
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda