FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Musical deToquinho e Elifas Andreato - Os Direitos da Criança

IMG_9143_1
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
09/09/2022
Local
Teatro Ademir Rosa - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

O mais importante entre todos os trabalhos musicais do violonista, cantor e compositor Toquinho para o universo infantil, cujo CD Canção dos Direitos da Criança (interpretado por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque, Elba Ramalho e Leonardo) virou espetáculo musical que se apresenta em Florianópolis no Teatro Ademir Rosa-CIC nos dias 09 e 10 de Setembro.


Com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, o espetáculo - realização da Script Produções - tem texto e direção de Carla Candiotto, cenário e figurino de Marco Lima, iluminação de Wagner Freire, sonorização de André Omote, e direção musical e arranjos vocais de Daniel Tauszig.


Inspirado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, Toquinho compôs 10 músicas, cada uma para um dos 10 princípios aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 1959. Para dar vida às canções e encenar o espetáculo, a diretora Carla Candiotto (prêmios APCA e Coca-Cola Femsa) foi buscar na história a origem dos direitos da criança e encontrou conteúdo na figura de uma intelectual, escritora e humanista inglesa, pioneira do movimento em defesa dos direitos da criança, Eglantyne Jebb (1876-1928). 

Divertido e atual, o texto do espetáculo foi criado pela diretora, com rápidas movimentações em cena, corre-corre, luta e bordões que marcam cada personagem. No reino da Rainha Má, as crianças são chamadas de “Coisinha” e estão às voltas com planos mirabolantes para convencer a todos de que precisam de comida para sobreviver. Nessa aventura, precisam vencer o fiel escudeiro da Rainha, o Primeiro-Ministro, que quer dominar o reino e o mundo.

Com 60 minutos de duração, a peça dosa na mesma medida texto e música (foram selecionadas 7 das 11 canções do disco para integrar o musical), entre elas Gente tem sobrenome, É bom ser criança, Imaginem, Natureza distraída, Herdeiros do Futuro e Aquarela. A paixão pela turma, a linguagem do rap e as brincadeiras ajudam a deixar o espetáculo identificado com o universo da garotada.

A proposta do musical é estimular a criatividade, passando a importância e o significado dos direitos da criança de forma irreverente e divertida.
Um espetáculo onde as crianças se divertem e os adultos choram .

Toquinho para crianças
É vasta e importante a obra de Toquinho dedicada às crianças. Os trabalhos do violonista, cantor e compositor voltados ao público infantil foram criados a partir da década de 80, quando Vinicius de Moraes pediu ao parceiro que musicasse seus poemas do livro Arca de Noé. Resultaram desse trabalho os discos Arca de Noé 1 e Arca de Noé 2, lançados pela gravadora Ariola. Em seguida, veio a Casa de Brinquedos, onde os brinquedos ganham vida, e viram personagens que falam por meio de seus intérpretes. O Caderno é o Chico Buarque, A Bicicleta é Simone, O Robô é o Tom Zé, O Aviãozinho é o próprio Toquinho., Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Baby Consuelo, Cláudio Nucci e Roupa Nova também participam.
E agora Os Direitos da Criança

Canções: Toquinho e Elifas Andreato.
Texto e Direção: Carla Candiotto.
Assistentes de Direção: Pedro Arraes.
Elenco: Martina Blink (Rainha), Pedro Arraes (Menino), Edu Leão (Faxineiro E Primeiro Ministro), Rodrigo Naice (Coisinha), Carolina Rocha (Coisinha),
Rennata Airoldi (Coisinha) e Leandro Massafera (Coisinha).
Direção Musical e Instrumentais: Daniel Tauszig. Composição de Músicas Incidentais: Daniel Tauszig.
Arranjos Vocais, Transcrição e Editoração de Partitura: Daniel Rocha.
Gravações, Mixagem e Masterização: Estúdio Casa Da Lua.
Coreografia: Roberto Alencar.
Técnica Circense: Carlos  Cosmai.
Cenografia: Marco Lima.
Assistente de Cenografia: César Bento.
Cenotécnico: Fernando Brettas (Estúdio Onozone).
Figurino: Marco Lima.
Adereços: Luiz Rossi.
Iluminação: Wagner Freire – Armazém Da Luz.
Sonorização: André Omote (Radar Sound).
Assistente de Iluminação: Alessandra Paes.
Operador De Som: André Omote.
Diretor de Cena: Eder Soares.
Camareira: Daniela Colazante.
Produção Executiva: Mauricio Shenayder.
Design Gráfico: Alexandre Furtado.
Fotos de Divulgação: João Caldas.
Administração: Vânia Neder.
Promoção Escolar: Diverte Cultural.
Produção Local: Marcelo Filgueiras
Coordenação Geral: Raul Leite.
Realização: Script Produções.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sessões:

Dias 9/9, às 10h e às 14h (Projeto Escola); 10/9, às 16h (sessão normal)

Ingressos à venda no site Pensanoevento


Classificação indicativa: Livre

 

 

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 09/09/2022
  • 09/09/2022
  • 10/09/2022

Fornecido por iCagenda