FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão

Banner_Site_AnitaG
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
09/11/2021
Local
MHSC / Palácio Cruz e Sousa - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina recebe a exposição “200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão”, uma homenagem à heroína de dois mundos em seu bicentenário de nascimento, comemorado em 30 de agosto de 2021.

A visitação segue até 12 de março de 2022, com os seguintes horários: segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta, das 10h às 17h e, aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

A exposição está dividida em dois ambientes: a parte interna conta com obras de arte que retratam Anita Garibaldi e a parte externa (jardim) com painéis com textos e imagens que contam passagens importantes da vida da protagonista. Há peças do acervo do próprio Museu Histórico, do Museu Nacional do Mar e do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), além de uma tela da artista Vera Sabino que está sendo exposta pela primeira vez.

:: Clique aqui e confira o conteúdo dos paineis informativos da mostra

O conteúdo da exposição foi elaborado durante vários meses por uma equipe que reuniu técnicos de diferentes setores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Visitação

A visitação à mostra ocorre com limitação de público e seguindo os protocolos de segurança para evitar contágios pela Covid-19. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar a resposta confirmando a data e horário para visitação. Além da opção de agendar, quem não tiver marcado horário será encaixado nas visitas conforme disponibilidade. 

As informações históricas presentes na exposição estão disponíveis para consulta no site do MHSC, por meio de uma pesquisa expandida. Além disso, o conteúdo dos painéis informativos externos foi gravado e pode ser ouvido por meio dos links disponíveis em cada aba da página da mostra.

Classificação indicativa: livre.

Ano de Anita

O Governo do Estado instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio de decreto. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

 

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 22/07/2021 até 12/03/2022
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda