Nos dias 17 e 18 de setembro, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, sediará o II Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura. A programação do evento conta ainda com a I Conferência Livre Cultura Viva-SC e atividades culturais promovidas pelos próprios Pontos de Cultura.
O fórum terá caráter mobilizador, elegendo delegados para o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, e contribuindo com proposições e monções à III Conferência Nacional de Cultura de acordo com seu Regimento Interno (art.8º, inciso 7º), seguindo o Temário geral da Conferência Nacional, para que seja possível sistematizar as propostas dentro dos eixos e sub-eixos temáticos, tendo como referência o Programa Cultura Viva.
Programação:
17 de setembro (terça-feira):
8h30min: Credenciamento
9h: Composição da Mesa de Abertura - Ministério, Secretário, Comissão Nacional, Rede-SC, Congesc, Conselho estadual, frente parlamentar, entidades e movimentos sociais que estiverem presentes
9h15min: Apresentação cultural (Rancho de Amor à Ilha e uma benção)
9h20min: Apresentação do vídeo de depoimentos Uma Ilha se Olha 2
9h30min: Abertura Oficial com mesa de autoridades
10h: Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h30min: Mesa Redonda Cultura Viva em SC: Balanço e Perspectivas (Minc, Sol e Rede)
12h: Divisão dos Grupos de Trabalho
12h30min: Almoço
14h: Grupos de Trabalho
16h: Intervalo
16h30min: Grupos de Trabalho e sistematização das propostas dos grupos
17h30min: Encerramento no auditório do cinema
17h45min: Apresentação Cultural no Hall do CIC
18 de setembro (quarta-feira):
8h30min: Apresentação Cultural
9h: Mesa Redonda sobre a Teia 2014 e Representações
10h: Debate livre sobre os Pontos de Cultura
11h: Plenária - Leitura e aprovação das propostas de dois GTs
12h: Almoço
13h30min: Apresentação Culturais
14h: Plenária - leitura e Aprovação das propostas de dois GTs
16h: Intervalo
16h20min às 17h30min: Eleição dos Delegados para o IV Fórum Nacional de Pontos de Cultura (respeitando os critérios estabelecidos pela Minc e CNPdC) e dos representantes para a Comissão Estadual e Nacional
Programação Cultural:
Dia 17 de setembro (terça-feira):
17h: Degustação de alimentos da rede EcoVida, fornecidos pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha
18h: Narrações de histórias da Barca dos Livros
18h30min: Apresentação do Boi de Mamão do Ponto de Cultura Arreda Boi
19h: Apresentação do Coral Gira Coro, do Ponto de Cultura Toca
19h30min: Apresentação da Banda da Lapa (Ponto de Cultura Educação Musical Popular)
Dia 18 de setembro (quarta-feira):
13h30min: Apresentação do Ponto de Cultura Casa da Cultura, da Casa da Criança do Morro da Penitenciária
17h30min: Degustação de alimentos da rede Ecovida, fornecidos pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha
Pontos de Cultura
O Ponto de Cultura é uma das ações do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O projeto busca promover uma autonomia de gestão entre os diversos grupos culturais, que promovem a inclusão social por meio de atividades culturais e alcançam adultos, idosos, jovens e crianças com suas ações.
A ideia é atender iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmam convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos. Atualmente, existem 60 Pontos em Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Fonte: Udesc
O movimento popular Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre prevenção do câncer de mama, convida os museus brasileiros a participarem da edição deste ano da campanha, marcada pela ação de iluminar de cor de rosa monumentos, prédios e espaços públicos. O Outubro Rosa começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde uma lei tornou outubro o mês nacional de prevenção do câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades no seu combate.
Fonte: Instituto Brasileiro de Museus
O Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa - Humanidades e Interfaces Digitais reúne, nos dias 17 e 18/09, no Sesc Consolação, em São Paulo, especialistas brasileiros e de diversos países (Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália e Reino Unido) para debater apropriação e utilização de ferramentas e recursos digitais em museus e instituições culturais similares, cada vez mais necessários no cotidiano dos órgãos que preservam, pesquisam e disponibilizam acervos.
Até recentemente, as ferramentas virtuais, embora com amplo uso no campo das ciências exatas, estavam distantes do campo das humanidades. A informatização, no entanto, já é uma realidade desde os sistemas de gestão e de recuperação de informação à reprodução e disponibilização de imagens.
É a partir dessa mudança de paradigmas, profundamente marcada pela rápida expansão de novas formas e meios de produção e extroversão do patrimônio cultural e pelos novos desafios colocados também para instituições de memória, que se estruturam as discussões e debates propostos para o Seminário. Os estudos de caso e experiências dos profissionais convidados foram estruturados sobre questões inerentes aos seguintes eixos: Estratégias de comunicação em contextos digitais; Acervos e coleções digitais: da reprodução do objeto à representação virtual; e Sistemas de informação e documentação: da estruturação do significado à estrutura da significação.
Confira a programação, e realize sua inscrição no site oficial do evento
Fonte: Sesc-SP
A partir do dia 5 de setembro, as salas do Museu de Arte de Blumenau (MAB) apresentarão fotografias, peças de barro ou de vidro, pinturas e instalações em uma reunião hetorogênea de obras de 10 artistas mulheres vindas de diferentes lugares na mostra de título Faz Sentido.
A reunião das artistas foi feita por Flávia Fernandes a partir da percepção do diálogo existente entre o trabalho das artistas paulistas Ani Rocco, Gilda Vogt, Regina Carmona e Renata Barros, as catarinenses Helenita Peruzzo, Isabela Sielski e Jane Bruggemann, a italiana Celina Spelta, a finlandesa Pirjo Heino e o seu próprio.
Para o curador da exposição, Carlos Franzoi, "elas têm um ponto em comum que é essa afinidade com o sensorial, o orgânico, o sensitivo. Todas elas estão discutindo sua identidade dentro do mundo e o mundo dentro delas também."
A mostra chega ao Museu de Arte de Blumenau depois de passar pelo Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis e Casa de Cultura Didi Brandão, em Itajaí.
A noite contará ainda com o show de Léo Maier Trio (blues) e da exposição Escreva em Mim - Amores no Varal dos Sonhos de Paula Chiodo.
Endereço:
Museu de Arte de Blumenau/Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Blumenau/SC
Fonte: Fundação Cultural de Blumenau