O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, recebe nesta sexta-feira (19) o duo formado pelo violoncelista italiano Pierluigi Ruggiero e o jovem pianista brasileiro, Estefan Iatcekiw para apresentação única do Concerto Internacional Dois Virtuoses, com entrada gratuita. O programa reserva composições para a formação de piano e violoncelo desde o Romantismo até a música contemporânea.

Entre os autores selecionados para compor o concerto estão Giuseppe Verdi, Gaetano Braga, o francês Jacques Offenbach, o polonês Fryderyk Chopin e o brasileiro Heitor Villa-Lobos. A realização é do Consulado Geral da Itália em Curitiba e Unicultura com apoios do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Revista Insieme.

Trajetórias

Estefan Iatcekiw iniciou no piano aos 5 anos de idade e, desde os 9 anos, é orientado pela pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun. Em agosto de 2019, com apenas 15 anos de idade, o musicista iniciou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky de Moscou sendo o integrante mais jovem da instituição. Além do extenso currículo de prêmios e apresentações, o jovem pianista tem como peculiaridade o chamado “ouvido absoluto” – a capacidade de identificar e reproduzir espontânea e acuradamente sons que tenha ouvido, como notas musicais.

 

Pierluigi Ruggiero iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório de L'Aquila, na Itália. Após vencer vários concursos nacionais italianos, o seu envolvimento em um duo com o piano o levou ao 1 º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara "Città di Acqui Terme", Itália, em 1996. Em 2001 foi o único italiano a vencer uma bolsa para estudar na “Academia Liszt” de violoncelo da Universidade de Budapeste. Bélgica, Suécia, Holanda, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Sérvia, Marrocos, Turquia, Paquistão, Índia, Brasil, Canadá, EUA e Japão são os países onde teve a oportunidade de se apresentar em importantes salas de concerto. Como solista teve oportunidade de tocar com a Orquestra Sinfônica do Nis (Sérvia), a Orquestra Sinfônica de Miskolc, Budapest Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica Dohnanyi e Sinfônica de Santos (Brasil). É fundador e diretor artístico de diretor artístico da associação “Espressione d’arte” e da “Italian Modern Ensemble”. Em 2007 foi premiado pela Fundação Música Artisjus Húngaro com o Prêmio Nacional de Pro Artibus, promoção e intercâmbio cultural entre a Hungria e outros países.

Serviço:
Concerto Internacional Dois Virtuoses
Data: 19/11/2021
Horário: 20h
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada Franca - Ingressos devem ser retirados pelo site Sympla