Tudo começou quando, em 1964, um aluno da escolinha da comunidade de Linha Olímpio, interior de Guaraciaba, trouxe uma pedra com um entalhe central para a sala de aula. O professor daquela comunidade, Edvino Carlos Hölscher, explicou então aos alunos que se tratava de uma boleadeira, utilizada pelos indígenas para caçar, derrubar frutos ou mesmo em confrontos entre tribos. Tendo terminado a explicação, pediu aos alunos que observassem e, que tudo de diferente encontrassem, trouxessem para a sala de aula, desde pedras encontradas nas roças, até utensílios do dia a dia antigos, acumulando assim, um acervo de muitas peças juntadas durantes os vários anos.
 
O acervo que desde aquela data (1964) estava no fundo da sala de aula em uma estante, posteriormente em 1981 foi realocado para uma sala específica, em madeira, para abrigá-lo, sala esta, construída por uma associação da comunidade, formada para a criação do museu, surgindo dessa forma o "Museu Histórico São Jorge" (primeiro nome). 
 
Em 2001 a entidade foi municipalizada e, com consequente aumento de seu acervo (aproximadamente 7500 peças, sendo o maior museu da América Latina situado na zona rural), o município construiu um prédio com 873 m², sendo uma cópia do primeiro barracão construído em 1945 que servia para abrigar os colonizadores chegados à então vila de Guaraciaba. Este foi inaugurado em 2005 e, com o falecimento de seu fundador, no ano de 2007 o museu recebeu um novo nome: "Museu Histórico Professor Edvino Carlos Hölscher", em homenagem a ele.
 
O acervo encontra-se dividido em quatro períodos: Vulcânico (petrificações e exemplares das diversas formações rochosas encontradas pelo nosso país), Indígena (ferramentas de pedra lascada, pedra polida, madeira, argila e bambu), Caboclo (principalmente ferramentas da lida com animais) e Colonizador (desde o início da colonização até a chegada da eletricidade).
 
Idealizador
 
Edvino Carlos Hölscher, espírito protagonista, ousado, utópico, líder de homens e mulheres, fez história e memória. Desde o início de sua atuação como professor, Edvino sempre teve um olhar especial para as questões culturais, pois sempre acreditou na educação baseada no princípio do resgate e compreensão do passado para o entendimento do presente à construção de um futuro cada vez melhor, como sujeitos da própria história.
 
Dessa forma, idealizou o que hoje enaltece o município de Guaraciaba com muita honra e orgulho.
 
Atendimento
 
O museu conta com um funcionário que faz o serviço de guia, contando toda a história e apresentando as peças do acervo. Agendamentos para turmas podem ser feitos pelos telefones (49) 3645-0159 ramal 20, 3645-2030 e 3645 2036, ou pela internet no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Facebook do Museu Histórico de Guaraciaba. Turmas com no máximo 50 pessoas, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Atendimentos aos finais de semana ou noturno são agendados para turmas com no mínimo 10 pessoas e com pelo menos três dias de antecedência.
 
Museu Histórico Professor Edvino Carlos Hölscher
Linha Olímpio, Interior - Guaraciaba (SC)
 
 
* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Geovani Cesar Bertollo / Museu E. Carlos Hölscher